A Shimano Europa vai sofrer uma alteração em breve. Marc van Rooij, Presidente da filial europeia da marca japonesa há mais de uma década, vai deixar o cargo no final deste ano por motivos pessoais.
Durante o período em que Van Rooij tem gerido o rumo da Shimano Europa, esta filial posicionou-se como a principal em termos de vendas e marketing. Além disso, durante a sua liderança a Shimano entrou na bolsa japonesa Topix 100, o que certifica o crescimento sustentado e a estratégia corporativa da empresa.
O novo Presidente a partir de 1 de Janeiro de 2026 será Fabio Tajayanagi, que atualmente ocupa o cargo de Executive Officer do departamento de vendas na Shimano Global, além de acumular o cargo de Vice-Presidente do departamento de gestão empresarial.
Lembramos que nos últimos anos a Shimano Europa desenvolveu projetos estratégicos para antecipar as alterações no mercado. Um deles é o Nextgen Mechanics, centrado na formação de mecânicos de bicicleta na Europa, respondendo à crescente procura de serviços especializados, sobretudo perante o crescimento na venda de ebikes, bicicletas de carga e soluções de mobilidade sustentável. Além disso, a filial reajustou a sua presença no segmento textil focado no ciclismo, dando prioridade a áreas com maior projeção de crescimento.