Desenvolver um motor para uma e-bike atualmente é uma tarefa muito mais simples do que há 10 ou 15 anos, onde a maior complexidade pode vir do lado do software, da criação dos mappings que gerem a assistência do motor e das aplicações para telemóveis, conectividade e por aí fora.
Em muitos casos, o hardware, os motores e os componentes já existem noutras áreas, sendo apenas necessária uma simples adaptação às e-bikes. O melhor exemplo disso é a Brose, um verdadeiro gigante da indústria automóvel, cujos motores estão presentes em elevadores de janelas, limpa para-brisas, direção, etc... Isto levou à proliferação de marcas de motores nos últimos tempos, juntamente com a maior flexibilidade dos fabricantes de quadros para fazer fixações ou compartimentos específicos para cada motor.
Com a chegada de novos motores, surgem novas potências, desempenhos e normas de fixação ao quadro. Todos eles cumprem a legislação para serem considerados motores de bicicleta elétrica (potência de 250 W, limite de 25 km/h), mas podem atingir picos de potência muito mais elevados ou oferecer valores de binário nunca vistos.
Em breve, haverá uma vasta gama de motores à escolha, com valores de binário que vão dos 50Nm aos 105Nm (para dar alguns exemplos) e potências intermédias, o que é bom porque aumenta a variedade e permite que cada utilizador encontre a bicicleta perfeita, mas por outro lado é mau porque cria mais confusão na hora de escolher e restringe o leque de utilização da bicicleta.
Em 2024, a grande novidade do ano foi a apresentação do sistema elétrico Powertrain da SRAM, que se junta ao grupo restrito das grandes empresas de motores, mas houve mais surpresas. Recentemente, foram apresentados novos produtos e atualizações interessantes, muitos deles revelados na feira internacional Eurobike, sendo talvez o mais falado o novo motor do fabricante de drones DJI. Também vale a pena mencionar o novo motor “Made in Spain” da BH, o Shimano EP5 ou o ZF, juntamente com importantes melhorias no sistema integrado Pinion, SRAM, ou a promissora e primeira transmissão automática desenvolvida pela Bosch e TRP.
DJI AVINOX
Drones, estabilizadores, câmaras de vídeo... A DJI sempre esteve envolvida no mundo das bicicletas, ainda que de forma indireta. Agora, a marca deu o grande salto ao apresentar diretamente um motor para ebikes, o Avinox, um desenvolvimento tecnológico que procura uma melhor integração com o quadro. Oferece um binário máximo de 105Nm, com picos sustentados de 30 segundos a 120Nm no modo de assistência Boost. Tem outros 3 modos fixos, Eco, Trail e Turbo, e um modo automático (Auto) que adapta a assistência de acordo com a leitura dos seus sensores, e também de acordo com o ângulo de inclinação. As baterias são de 600 ou 800Wh e a DJI garante uma carga completa em 2 horas e 25 minutos para a de 800Wh. Com a app podes modificar diferentes parâmetros e até criar uma chave digital para que só tu possas usar a bicicleta. Não tem cablagem: o ecrã e o controlador comunicam por Bluetooth. Para já, só o veremos montado na marca de bicicletas com a qual colaboraram, a Amflow.
Poderás encontrar mais detalhes em www.dji.com.
ZF
A conhecida empresa automóvel ZF está a lançar o seu ultracompacto e potente motor ZF CentriX 90 como peça central do seu pack elétrico ZF Bike Eco System. O motor, com um diâmetro de 88 mm e um comprimento de 118 mm, pesa 2,5 quilos e fornece até 90 Nm de binário, provavelmente a melhor relação tamanho/potência do mercado. Outra das suas particularidades é a sua instalação no quadro, através de um grampo aparafusado, o que simplifica a sua montagem e manutenção. É complementado com duas baterias, com 504 ou 756Wh e a unidade de controlo Core Controler no tubo superior do quadro e um controlo com fio no guiador. Dispõe de uma aplicação para ligação ao smartphone.
Poderás encontrar mais informações em www.zf.com.
BHZ
A empresa de bicicletas BH apresentou o seu novo motor BHZ, desenvolvido em conjunto com a empresa alemã SEG Automotive e produzido na Cantábria, com 65Nm de binário e picos de potência até 600W, concebido para as suas eMTB leves. O BHZ pesa apenas 2,1kg e é alimentado por uma bateria de alta densidade energética que produz 630Wh a partir de apenas 2,6 quilos de células. Também faz parte do pack um extensor de 180Wh. Grande parte das inovações que apresenta baseiam-se na parte eletrónica, que faz mais de 1.000 leituras por segundo da nossa pedalada para adaptar o seu desempenho a cada situação. Dispõe de um controlo remoto compacto com fios, o iRemote, com 3 botões e 4 LEDs, e todo o sistema é configurável a partir da aplicação iConnectz.
Poderás encontrar mais informações em www.bhbikes.com.
Transmissão automática TRP EASI
A TRP, juntamente com a Bosch, introduziu o novo sistema sem fios EASI A12 que, em conjunto com os motores Bosch, proporciona mudanças automáticas. Consiste num desviador traseiro de design clássico, compatível com cassetes de 12 velocidades, que é controlado a partir do comando no guiador sem fios e que permite alternar entre o modo de mudança manual e automático. Este desviador eletrónico é alimentado por cabo a partir da bateria Bosch, ao estilo Shimano, e, como anuncia a TRP, a função de mudanças automáticas baseia-se na manutenção de uma cadência preferida que também pode ser selecionada. Além disso, o sistema também engata a mudança adequada quando não estamos a pedalar, para que quando voltarmos a pedalar já tenhamos a mudança ideal. Da mesma forma, se estivermos a usá-lo no modo manual, também engrena a mudança selecionada mesmo que não estejamos a pedalar. O motor Bosch faz rodar a transmissão e a mudança pretendida é engatada.
Poderás encontrar mais detalhes em www.tektro.eu.
Shimano EP5
Destinado a uma utilização mais descontraída em BTT, o novo EP5 oferece um binário de 60 Nm e pesa 3 kg. É configurável graças à aplicação E-Tube Project e é compatível com as mudanças automáticas Shimano Autoshift em bicicletas equipadas com desviador traseiro ou cubo com mudanças internas. Com a aplicação E-TUBE PROJECT Cyclist, podes definir até 15 níveis de assistência com o modo FINE TUNE ou personalizar o modo BASIC, ajustando o nível de assistência, o binário máximo e o início da assistência. Alcança até 270 km de autonomia em percursos planos, com baterias Shimano standard.
Poderás encontrar mais detalhes em bike.shimano.com.
PINION MGU (atualizado)
O Pinion MGU já dispunha de mudanças semi-automáticas Pre.Select desde a sua introdução em 2023, com o sistema a selecionar automaticamente a mudança certa para a velocidade atual, enquanto o ciclista rola sem pedalar. Ambos os modos podem ser ativados e ajustados em tempo real utilizando o controlador Pinion TE1 E-Trigger.
Poderás encontrar mais detalhes em pinion.eu/en/e-drive.
Shimano EP801 (atualização)
O motor EP801 da Shimano ganha novas funcionalidades e mais opções de personalização com a última atualização de firmware. Desenvolvido com a Yeti/Shimano EP Racing Team, que ganhou a Taça do Mundo de eEnduro, e testado pelas equipas Rotwild Schwalbe e OOLab da Orbea, as novas funcionalidades incluem um nível de assistência mais elevado para o modo Boost (até 400%), uma progressão personalizável de corte de velocidade máxima e assistência de arrasto alargada quando deixamos de pedalar. O AUTO SHIFT também recebe melhorias significativas que permitem uma condução mais agressiva com mudanças mais rápidas mesmo em travagens e acelerações fortes.
Poderás encontrar mais informações em bike.shimano.com.
SRAM POWERTRAIN (atualização)
A nova atualização do sistema SRAM POWERTRAIN para bicicletas elétricas proporciona um melhor desempenho do motor e novas funcionalidades. O sistema está adaptado às novas configurações do motor e às futuras configurações da bateria, e incorpora também o ajuste do brilho do ecrã, a alimentação de 12V para as luzes, melhorias na função AutoShift e um melhor desempenho geral do motor.
Poderás encontrar mais detalhes em www.sram.com.