A nova Scott Lumen eRide é uma e-bike leve que passa despercebida. Dificilmente a conseguirás identificá-la como uma bicicleta elétrica, pois assemelha-se a uma Spark. Inclui o novo motor TQ HPR50 que já testámos e que se destaca por ser muito silencioso e pequeno.
A Lumen destina-se a Trail, inclui rodas de 29 polegadas e 130 mm de curso na suspensão e no amortecedor. O modelo topo de gama pesa somente 15,5 kg e inclui uma bateria extraível de 360 wh com a possibilidade de adicionar um extensor de carga, somando assim 160 wh adicionais.
A plataforma é a mesma da Spark 900, com algumas adaptações (para poder ser possível montar o sistema elétrico), a começar pela grossura das camadas de carbono. O amortecedor está mais inclinado para trás e as escoras foram alargadas, para o motor ter mais espaço. A bateria interna praticamente entrava no tubo diagonal, por isso foi necessário aumentar a sua dimensão ligeiramente.
O motor TQ HPR50 tem uma excelente relação peso/potência, dado que pesa 1,8 kg e tem um torque de 50 Nm. O seu sistema de engrenagem com 8 cm de diâmetro permite reduzir o tamanho, ao mesmo tempo que melhora a precisão, a suavidade e a sonoridade do sistema. Rende até 300W de potência máxima, com uma potência nominal de 250W.
A Lumen inclui uma bateria interna de 360 Wh que pode ser complementada com um extender de 160 Wh, para chegar aos 520 Wh, um valor suficiente, segundo a Scott, para uma volta de 60 km.
O extender pode ser alojado na fixação do portabidon dianteiro, graças a um sistema de libertação rápida que permite colocar ou o portabidon ou o extender. Graças à integração do amortecedor, com a Lumen não é preciso sacrificar o bidon para colocar o extender. O carregador inteligente permite carregar o extender montado no quadro, dando prioridade à carga da bateria integrada em primeiro lugar, para que não nos falte a bateria quando formos pedalar. A bateria principal pode alcançar 80% de carga em duas horas.
O amortecedor integrado tem várias vantagens. A estrutura do quadro ao redor deste, bem como a fixação Trunnion fazem com que o design seja mais rígido, o que reduz as flexões. Além disso, os rolamentos do pivô do tubo vertical podem ser de maior diâmetro, para reforçar mais a zona. Por último, o amortecedor está protegido face aos elementos. O seu ajuste é bastante simples, sendo possível aceder aos botões e à válvula de ar através de uma tampa localizada na parte inferior, e com uma peça que permite um melhor ajuste da pressão.
O nível de sag pode ser visualizado externamente através de um indicador montado num dos pivôs. Através de um visor no tubo de selim podemos comprovar onde está a junta e assim verificar se estamos a usar corretamente o curso do amortecedor.
Os modelos Lumen 900 SL e 900 incluem o conjunto composto pelo avanço mais guiador Fraser IC DC da Syncros, o qual foi ligeiramente redesenhado, para que os cabos possam entrar debaixo do guiador e pelos lados do avanço antes de desaparecer no tubo da direção encaminhados através de peças de plástico integradas.
O sistema elétrico é controlado através de um manípulo com dois botões alojado no guiador. Está situado mesmo ao lado do comando TwinLoc que gere o amortecimento, com três posições de funcionamento (aberto, pedalada, firme) e do comando que gere o espigão de selim.
No ecrã TQ integrado no tubo superior é possível gerir os parâmetros habituais. Através da aplicação podemos ajustar o motor consoante as nossas preferências, para poupar bateria ou aumentar a exigência do mesmo, para uma potência superior.
A nova Lumen será composta por quatro modelos, Lumen 900SL, 900, 910 e uma Cotessa para mulher.
Poderás saber mais informações em scott-sports.com/lumen.