Há duas décadas a Cannondale apresentou a primeira versão da Synapse, a sua primeira bicicleta de endurance ou granfondo. A nova versão está repleta de eletrónica e características como conforto, controlo e segurança são pilares bem presentes. Trata-se de uma bicicleta desenvolvida para rolar com rapidez, possibilitando percorrer longas distâncias, como provou Lachlan Morton na Austrália.
O espigão de selim e o tubo vertical têm formato em D e a testa da direção Delta adota um design em V, para maior aerodinâmica e relação rigidez/peso. Além disso, as lâminas de fibra de carbono têm uma nova malha para aumentar a absorção cerca de 20%, segundo os dados fornecidos pela marca.
Quanto aos dados no túnel de vento - em termos de aerodinâmica - a Synapse Carbon chegou praticamente aos mesmos valores da SuperSix Evo de terceira geração. O quadro desta bicicleta está disponível em sete tamanhos segundo o método de construção Proportional Response.
O tubo diagonal tem uma grande secção retangular que inclui um novo compartimento StashPort, que permite guardar um kit anti furo, suplementação ou ferramenta. Além disso, no interior está alojada a bateria que alimenta toda a parte eletrónica da nova Cannondale Synapse.
A segurança foi um dos pilares no desenvolvimento desta bicicleta, por isso inclui a segunda geração do SmartSense, que comunica através de Bluetooth com o sensor da roda e gere a iluminação dianteira e traseira, bem como o radar de aproximação. Tudo de modo minimalista, integrado e configurável através da aplicação da Cannondale. A luz dianteira está fixada na parte inferior do suporte do ciclocomputador, é mais pequena e mais potente (chega aos 800 lúmens), e a luz-radar traseira Garmin está posicionada debaixo do selim.
Estes dispositivos e a transmissão eletrónica SRAM AXS são alimentados pela mesma bateria alojada no interior do tubo diagonal, junto ao pedaleiro. Esta bateria tem o dobro da autonomia, ou seja, 24 horas de atividade. Quando atinge 10% de autonomia, a iluminação fica atenuada e quando chega a 5% apaga-se. Estes 5% equivalem a uma bateria standard SRAM AXS, portanto permitem continuar a usar o desviador eletrónico até terminarmos a atividade.
A Synapse 2025 vai estar à venda em duas versões de quadro: Hi-Mod (mais leve) e standard (150g mais pesado). O Hi-Mod (pesa 1.000g) estará presente nos modelos LAB71 e Carbon. O quadro standard (1.150g) estará disponível em sete montagens com Shimano e SRAM, todas elas mecânicas e com preços atrativos.
Todas as Synapse Carbon trazem ponteira UDH e permitem montar pneus largos (até 42 mm à frente e 48 mm atrás), embora idealmente devam ser montados pneus entre 32 e 34 mm. Esta bicicleta abandona tecnologias próprias da Cannondale como o pedaleiro BB30 (substituído por um de rosca BSA) e as assimetrias na parte traseira.
Poderás encontrar mais informações em www.cannondale.com.