A Cannondale está a fazer um grande investimento no desenvolvimento dos seus capacetes. O Dynam é o resultado dessa aposta e destina-se a XC, gravel e ciclismo de estrada. Para além deste modelo, o Tract e o Terrus (para Enduro), são as grandes novidades.
A marca concentrou os seus esforços em encontrar o formato ideal e para tal colocou em marcha o programa BioMap Fit, analisando as dimensões de cabeças de milhares de pessoas de diferentes países, de forma a encontrar o formato perfeito e conseguir o melhor ajuste em qualquer um dos três tamanhos disponíveis (SM, MD e LG). A estrutura é fabricada em poliestireno In-Mold com dupla carcaça, não deixando nenhuma área de EPS exposta, de forma a manter uma estética uniforme durante toda a sua vida útil.
Internamente é reforçado com uma estrutura PolyRail, que maximiza a resistência em caso de queda. Ao mesmo tempo, este reforço das pontes possibilita que as aberturas de ventilação sejam amplas (sistema denominado Intellivent Cooling), além disso, as aberturas dianteiras estão perfeitamente alinhadas com as traseiras. Em andamento nota-se que é um capacete fresco e ventilado, mas a respirabilidade das almofadas interiores é algo limitada.
Outro detalhe interessante é a fixação FrameLock específica para colocar os óculos quando não os estamos a usar. Esta fixação está situada entre as entradas de ar laterais, que está revestida com um material em borracha antideslizante, para que os óculos não saiam do sítio involuntariamente.
O ajuste, pelo menos no meu caso pessoal, é excelente. Tem uma envolvência muito boa, encaixando na cabeça como se tivesse sido feito especialmente para o diâmetro do meu crânio. O ajuste final é feito através do sistema ErgoFit+ Dial cujo aperto ajusta todo o perímetro da cabeça, através de um anel giratório coberto com borracha para não escorregar quando usamos luvas ou se estiver ambiente húmido (em dias de chuva). Os pontos de tensão são escalonados, permitindo um microajuste perfeito e que é audível em cada click.
O apoio traseiro também está protegido na parte interna, contribuindo para a estabilidade do capacete, e é regulável em 3 posições de altura. Deste modo, podemos situá-lo no ponto correto da nuca. O fecho é magnético da marca Fidlock e o bloqueio/abertura pode ser feito com uma mão. Por sua vez, as fitas lateralmente podem ser ajustadas somente em comprimento e não horizontalmente.
O interior do capacete inclui o sistema de proteção MIPS Node, a versão mais minimalista desenhada especificamente para capacetes leves, e que se assemelha esteticamente a esponjas convencionais. O MIPS Node integra uma fina lâmina plástica dentro das próprias almofadas, estando este sistema perfeitamente alinhado com as aberturas de ventilação (de modo a não prejudicar a respirabilidade) e está devidamente preso ao interior do capacete graças a diversos velcros. Na prática, este sistema permite um movimento multidirecional de 10 a 15 mm em impactos, ajudando a reduzir as forças de rotação na cabeça em caso de impacto.
FICHA TÉCNICA
- Características: EPS In-Mold, reforço PolyRail. Proteção MIPS Node.
- Opções: Tamanhos S, M, L. Cores: azul, negro, branco, verde, amarelo.
- Peso: 298 g no tamanho M.
- Preço: 160€
Poderás obter mais informações em www.cannondale.com.