comitium

Equipa de Nairo Quintana pode estar em risco

O até agora diretor geral do Banco Arkéa e principal responsável pelo patrocínio da equipa de ciclismo, Ronan Le Moal, demitiu-se e a entidade bancária está envolvida em fortes rumores de crise interna.

Equipa de Nairo Quintana pode estar em risco
Equipa de Nairo Quintana pode estar em risco

Segundo o diário francês Le Télégramme, a equipa Árkea-Samsic pode estar em risco, devido à demissão na passada quarta feira de Ronan Le Moal, o diretor geral da Arkéa. Le Moal terá dito que foi uma decisão pessoal, mas segundo o meio francês Mediapart, esta é apenas a ponta do iceberg de uma forte crise interna no Banco.

A Arkéa opera atualmente dentro do grupo Crédit Mutuel, uma associação de cooperativas e mutualistas dentro da qual é a segunda entidade mais relevante. Com lucros declarados a rondar os 437 milhões de euros, a Arkéa encontra-se imersa num processo de separação do grupo, o que está a ser moroso. A recapitalização no valor de 540 milhões de euros no passado outono da sua filial de seguros, a Suravenir, alimentou as dúvidas em torno de possíveis problemas de liquidez no grupo Arkéa, que por seu lado assegura ter 7.700 milhões de euros de fundos próprios.

A primeira vez que uma empresa do grupo Arkéa patrocinou uma equipa dirigida por Emanuel Hubert foi em 2014, quando os logotipos do banco online Fortuneo ocuparam parte do jersey e calção da então Bretagne-Séché Environment. Foi a temporada de estreia da equipa na Volta a França. Dois anos depois, a Fortuneo converteu-se no seu patrocinador principal. Em janeiro de 2019 passou a ter a atual denominação de Arkéa-Samsic. Segundo o jornal L´Equipe, este inverno aumentou o orçamento da equipa de ciclismo para os 18 milhões de euros anuais, o que permitiu recrutar ciclistas de qualidade como Nairo Quintana ou Nacer Bouhanni, além de reter o chefe de fila Warren Barguil.

Questionado pelo diário Le Télégramme, Emanuel Hubert assegurou que a equipa Arkéa-Samsic não está em perigo. "O nosso patrocínio está confirmado até 2023. Por outro lado, esta colaboração é uma vontade de todo o grupo Arkéa e não somente de Le Moal. O presidente do grupo, Jean-Pierre Denis, também é um grande fã de ciclismo". O próprio Le Moal tentou afastar os rumores numa entrevista: "Claro que a equipa Arkéa-Samsic vai continuar. Quando o Nacer Bouhanni ganhou no outro dia a etapa no Tour de la Provence, com a sua bonita jersey da Arkéa, não o fez porque o Ronan Le Moal gosta de ciclismo, mas sim porque acreditamos que esta é a melhor maneira de representar o nosso grupo e levar ao lugar mais alto as cores desta casa."

Arquivado em:

Nairo Quintana regressa à equipa Movistar

Relacionado

Nairo Quintana regressa à equipa Movistar

Nairo Quintana tem propostas, mas continua à procura de equipa

Relacionado

Nairo Quintana tem propostas, mas continua à procura de equipa