Notícias

Campagnolo Super Record 13: o primeiro grupo de 13 carretos com prato duplo

Durante a Volta a Itália já tínhamos visto as bicicletas Look da Cofidis equipadas com grupos Campagnolo atualizados, nas quais se destaca a cassete com mais um carreto do que o habitual e o regresso do botão para o dedo polegar nas manetes.

Ciclismo a fundo. Fotos: Campagnolo

5 minutos

Campagnolo Super Record 13

Este não é o primeiro grupo com 13 carretos da marca italiana, já que o Ekar e o Ekar GT para gravel já tinham cassetes deste tipo, mas unicamente para sistema monoprato. 

Em todo o caso, a nova geração Super Record 13 oferece uma maior variedade tanto em termos de cassetes como de pratos para cada cliente escolher a melhor cadência de pedalada. Para além da inovação tecnológica, a ergonomia foi um dos pilares no desenvolvimento deste grupo, sobretudo nas manetes e nos travões, com uma gestão mais intuitiva das funções em todas posições das mãos no guiador. 

O peso geral também diminuiu, bem como o volume dos componentes graças a novos processos de produção e inovações técnicas. Este é o primeiro grupo sem fios 2x13 velocidades para ciclismo de estrada - em 2019 a marca espanhola Rotor apresentou um grupo 1x13 para estrada, mas não incluía uma versão de duplo prato -, e implica também uma mudança na identidade da marca. 

Tudo indica que os italianos vão lançar uma coleção completa que pretende abranger todos os segmentos do mercado, fruto de um processo de produção reestruturado de modo a conter os custos (automatização e otimização de componentes), focando a identidade "Made in Europe". 

CASSETE COM 13 CARRETOS

A Campagnolo reduziu a distância entre os carretos, bem como a grossura dos mesmos, o que permitiu encaixar mais uma mudança sem ser necessário mudar a largura do cepo - continua a ser o standard N3W - . 

Os testes foram realizados o ano passado por equipas profissionais, tanto em treino como em competição. E como a escala das desmultiplicações foi otimizada, o ciclista consegue manter uma cadência de pedalada ideal em qualquer situação, sem saltos enormes entre carretos. 

Há quatro configurações: duas com carreto inicial de 10 dentes e outras duas com 11 dentes: 10-29, 10-33, 11-32 e 11-36.

AMPLA GAMA DE CRANQUES

Os novos pratos incorporam um tratamento que prolonga a sua durabilidade bem como um novo design dos dentes, desenhado para facilitar a subida mais rápida da corrente do prato pequeno para o grande. 

Há sete versões, com saltos de até 16 dentes entre um e outro, para se adaptar às necessidades de cada ciclista: 45/29, 48/32, 50/34, 52/36, 53/39, 54/39 e 55/39.

Os cranques, com acabamento em carbono crú, estão disponíveis em 165, 170, 172,5 e 175 mm e têm um Factor Q de 148,5 mm. Os dois semi-eixos integrados nos cranques - sistema Ultra Torque - são de titânio, para reduzir o peso. 

Para garantir uma maior flexibilidade, os pratos e os cranques estão disponíveis em separado. Todo o sistema está à venda com ou sem medidor de potência Campagnolo HPPM (High Precision Power Measurement), que se destaca pela precisão na medição graças a 16 sensores que cruzam em tempo real a velocidade com a potência. 

NOVOS DESVIADORES

Ambos foram completamente redesenhados. O dianteiro é mais leve, tem uma placa exterior de carbono e é compatível com sistemas de 29 a 55 dentes. O seu novo design garante um deslocamento fluido em ambas as direções, inclusive quando a corrente está submetida a grande pressão. 

A bateria, localizada na parte dianteira, garante mais espaço livre para o pneu traseiro, oferece uma autonomia de até 750 km - em uso normal -, e pode ser carregada diretamente na bicicleta ou extraída para ser carregada numa entrada USB. A carga completa (100%) demora uma hora e em somente 45 minutos é possível atingir 90%. 

O desviador traseiro também foi redesenhado e otimizado, sendo 25% mais pequeno em termos de volume em comparação com a versão anterior de 12v. 

MUDANÇAS MAIS RÁPIDAS

Mas o grande ponto forte do novo Super Record 13 está na velocidade da passagem das mudanças. O fluxo foi otimizado para que tudo seja mais rápido e por isso mesmo toda a escala das desmultiplicações foi revista, sendo mais rápido do que qualquer transmissão de 12 velocidades disponível no mercado, apesar de contar com mais um carreto. 

As duas roldanas do desviador traseiro têm agora 14 dentes e o seu perfil é diferenciado. O maior diâmetro e os rolamentos - que no caso da superior, são cerâmicos - reduzem a fricção entre os elos da corrente e favorecem a sua precisão de deslocamento.

Existem duas opções de fixação ao quadro: com a nova patilha Campagnolo UDH de montagem direta, ou utilizando um adaptador para patilhas tradicionais

ERGOPOWER

Para além do 13º carreto, as manetes Ergopower são a maior evolução do Super Record 13. Não só permitem um controlo total da condução, como possibilitam um acesso mais rápido e natural aos botões e travões, tanto na posição superior, como quando temos as mãos nos drops (mais em baixo). 

Além disso, regressa o botão na parte interna do guiador, que foi rebatizado: Thumb Shifter. Este botão de aspeto minimalista é fácil de acionar e é bastante intuitivo. 

Na parte superior interna do comando foi adicionado um novo botão inteligente totalmente personalizável que permite ajustar as mudanças, navegar no menú do ciclocomputador, emparelhar com o smartphone ou controlar qualquer outro dispositivo compatível com Bluetooth. 

E na parte traseira da manete de travão está um terceiro botão do Super Record, o Shift Lever. Mas não foram só os componentes que sofreram atualizações, a própria aplicação MyCampy foi renovada. 

O novo grupo é compatível com os ciclocomputadores mais populares e com todos os dispositivos equipados com ANT+ e a função Shifting Profile 2.0. O comando também permite ver o estado das baterias, personalizar a desmultiplicação e ajustar a posição da corrente. 

MÁXIMO CONFORTO

O novo design permite um maior controlo da condução e um acesso mais ergonómico às manetes de mudanças e de travão. A própria manete de travão (totalmente fabricada em carbono) tem um novo design que facilita a travagem independentemente da localização das nossas mãos. E a superfície onde colocamos os dedos foi otimizada para uma travagem mais modular e potente. 

Além disso, a distância entre a manete e a curva do guiador é regulável, o que permite uma pega eficaz, independentemente do tamanho da mão. 

TRAVÕES MAIS POTENTES E LEVES

Os sistemas de travagem da Campagnolo são reconhecidos pela sua eficiência, e o travão de disco do Super Record 13 não é exceção. O corpo da pinça de travão é fabricado em alumínio forjado, e inclui parafusos em titânio, que reduzem o peso total. 

As pastilhas estão disponíveis em dois compostos: orgânico e na nova versão sinterizada. A sinterizada proporciona uma maior durabilidade em condições húmidas ou baixas temperaturas. 

Ambos os materiais atuam sobre uma camada de absorção sonora que reduz as vibrações e possui uma grande superfície que melhora a dissipação do calor, limitando o risco de cristalização do composto. São equipados com um indicador de desgaste que permite monitorizar o seu estado. 

Os discos estão disponíveis em 160 mm - com sete pontos de fixação à aranha - e 140 mm - com seis pontos -, e foram desenhados com um perfil anti-corte e um sistema de controlo da temperatura. A ranhura flutuante C3 permite compensar as deformações provocadas pela dilatação do disco devido às altas temperaturas. O conjunto disco/pastilhas funciona com tolerâncias de uma décima de milímetro.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

O novo Super Record 13 estará à venda a partir de Junho por um preço recomendado de 4.300€ na versão sem medidor de potência e a partir de 5.399€ com medidor. 

Poderás encontrar mais informações em www.campagnolo.com

Relacionados