A Bosch apresentou as melhorias realizadas tanto no seu motor Performance Line CX, como nos sistemas ABS, mas também no Kiox 400C. Para além disso, há um novo modo de assistência, o eMTB+ e uma nova função na desmutiplicação automática: o eShift M+.
MOTOR PERFORMANCE LINE CX OTIMIZADO
O motor Performance Line CX sofreu uma grande atualização que permite ajustar individualmente os parâmetros. Atualmente tem uma potência máxima de 600W, 85 NM e uma assistência de 340%, mas graças a uma atualização que estará disponível a partir de Julho de 2025 - e através da app eBike Flow - será possível aumentar até aos 750W de potência, chegar a um binário de 100 nm e uma assistência de 400%, valores até agora reservados somente para o motor mais potente da Bosch, o Performance Line CX Race.
Estes ajustes, que podem ser personalizados pelo utilizador, são um grande impulso em zonas técnicas e subidas inclinadas. Em todo o caso, temos de ter em conta que implicam um maior desgaste dos componentes mecânicos e diminuem a autonomia, devido ao maior consumo.
Outra das novidades é o novo modo de assistência eMTB+, que combina características do eMTB e do Race.
Este novo modo conjuga potência e controlo, graças aos sensores "Dynamic Control" que conseguem reconhecer a superfície onde andamos e a aderência dos pneus, para garantir uma ajuda equilibrada e suave do motor.
DISPLAY KIOX 400C
Este novo ecrã passa a ficar alojado na parte superior do tubo horizontal do quadro para uma maior proteção em caso de queda. O Kiox 400C é capaz de mostrar todo o tipo de dados como a cadência, altitude e frequência cardíaca sem termos de manipular o dispositivo, devido à função "ecrã dinâmico", que mostra os dados em rotação, dependendo da situação. Por exemplo, numa subida o ecrã mostra os metros de subida. Em todo o caso, podemos personalizar tudo isto na app eBike Flow.
O ecrã também tem sensor de luminosidade, navegação integrada e uma entrada USB-C para carregar dispositivos, como o smartphone.
BOSCH EBIKE INCLUI NOVOS SENSORES ABS
Os engenheiros da Bosch também melhoraram o sistema de travagem ABS, tanto no modelo Bosch eBike ABS, como na versão Pro. Ambos incluem um novo sensor de inclinação que é mais preciso e que calcula com maior precisão. Além disso, os novos sensores fazem com que a distância de travagem seja encurtada e esteticamente o design do sistema foi simplificado.
ESHIFT CONTARÁ COM A FUNÇÃO M+
Por último, o sistema de desmultiplicação automática que a Bosch desenvolveu em parceria com a TRP vai passar a contar com uma nova função, que deverá chegar ao mercado no Outono deste ano. Trata-se de uma versão híbrida da desmultiplicação de mudanças, na qual o utilizador controla manualmente a passagem de mudanças, mas se não estiver a pedalar o sistema mudará automaticamente e colocará na mudança correta consoante a velocidade.