Bike around Portugal: etapa 4

Este foi o dia em que os nossos aventureiros alcançaram o Algarve – uma etapa simplesmente fenomenal! Com os trilhos maioritariamente costeiros, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a família Gavinho deu pernas ao longo de alguns dos trilhos dos pescadores da Rota Vicentina, à descoberta das mais belas e secretas praias da região.
António Gavinho -
Bike around Portugal: etapa 4
Bike around Portugal: etapa 4

Assim, após um saboroso pequeno-almoço no Monte da Estrada (com especial destaque para o queijo fresco da região complementado com o delicioso doce de tomate), foi tempo de continuar a travessia! Esta é uma região que para além das incríveis praias (algumas praticamente desertas) é marcada pelas típicas vilas piscatórias que cedo se agitam com o frenesim das marés e dos pescadores.

Bike around Portugal: etapa 4

Passámos cedo pelo Porto das Barcas e seguimos para a conhecida Zambujeira do Mar, com a sua característica igreja e vistas sobre o Atlantico infinito. Depois, continuamos a pedalar, passamos pela bonita praia do Carvalhal e visitamos uma quinta de animais exóticos – Herdade do Carvalhal da Rocha. Continuamos depois até à bonita vila piscatória das Azenhas do Mar.

Bike around Portugal: etapa 4

Não muito distante cruzamos a Ribeira de Seixe, chegando à conhecida vila de Odeceixe, que nos abre as portas à região do Algarve! Ao cimo, quase que como pintado no alto de uma colina, o seu moinho indica-nos a direção do vento, lembrando-nos que o mar está perto quando a brisa fresca se faz sentir. Continuamos a pedalar pelo serpenteado vale da ribeira até à bonita praia de Odeceixe.

Bike around Portugal: etapa 4

Naturalmente que num passeio pela Costa Vicentina não poderia deixar de existir uma paragem no Rogil! Aqui os sabores da batata doce e do pão fresco tradicional são um encanto e um “must stop” obrigatório! Especial destaque para as maravilhas da Pastelaria Pão do Rogil da Sr.ª Anabela.

Bike around Portugal: etapa 4

Antes da chegada à Arrifana, visitamos ainda Aljezur onde admiramos as bonitas muralhas do castelo e namoramos as bonitas praias da Amoreira e do Monte Clérigo!

Bike around Portugal: etapa 4

Os nossos aventureiros vão ficar a descansar no acolhedor Hotel Vale da Telha, onde o especial destaque vai para a bonita decoração árabe que nos faz viajar no tempo até às origens do remoto Algarve.