comitium

Truque para evitar esgotar o curso do amortecedor

Se mesmo com o amortecedor bem ajustado (incluindo o sag) costumas usar todo o curso do amortecedor e gostarias de algo mais progressivo, podes adicionar espaçadores ou tokens. Mas há outro truque...

Ivan Mateos

Truque para evitar esgotar o curso do amortecedor
Truque para evitar esgotar o curso do amortecedor

Claramente a opção mais adequada é comprovar se o teu amortecedor tem algum redutor de volume interno instalado. Se não tiver, comprova quais são os tokens compatíveis. Nota que quanto maior for o espaçador, mais pequena será a câmara de ar e mais progressiva será a resposta.

Se quiseres experimentar antes sequer de desmontar o amortecedor ou enviá-lo para uma oficina, faz este truque que permitirá aumentar ligeiramente a progressividade: dentro da câmara de ar há um determinado volume de óleo de lubrificação do sistema interno, que no caso deste amortecedor da RockShox é de 0,5 ml. O truque consiste em acrescentar uma pequena quantidade de óleo para reduzir a câmara de ar. Este truque pode ser suficiente, caso aquilo que pretendas seja uma alteração pequena em termos de comportamento. Obviamente, não deves colocar mais do que entre 0,5 e 1 ml (no máximo), para não prejudicar o seu funcionamento e fiabilidade.

Para acrescentar este volume de óleo, primeiro deves retirar todo o ar da câmara e o obus da válvula. Depois comprime o amortecedor. À medida que o fores alongando, introduz com uma seringa o óleo através da válvula. O efeito de sucção fará o resto. Caso não seja suficiente e precises de mais progressividade, terás de instalar espaçadores (também conhecidos como tokens). Instala um de cada vez e experimenta.

Arquivado em:

Schrader lança no mercado os sensores de pressão AIRsistant

Relacionado

Schrader lança no mercado os sensores de pressão AIRsistant

Verifica a pressão da tua suspensão

Relacionado

Será que as pressões recomendadas das suspensões são fiáveis?

Sustituição dos retentores da suspensão

Relacionado

Sustituição dos retentores da suspensão

Sabes que tipo de óleo deves usar na lubrificação da tua suspensão?

Relacionado

Sabes que tipo de óleo deves usar na lubrificação da tua suspensão?

Sabes porque é que o óleo está sempre na perna direita da suspensão?

Relacionado

Sabes porque é que o óleo está sempre na perna direita da suspensão?