Se já estás a pensar que tens de meter a tua bike na revisão, espera. Com o calor, as suspensões que utilizam óleo (praticamente todas, hoje em dia) alteram o seu comportamento. Quando estás a andar, o óleo começa a circular no seu circuito e aquece naturalmente. Se a temperatura ambiente for alta, esse óleo aquece ainda mais.
À medida que aquece, vai ficando menos denso, mais líquido por assim dizer. E como é que isso se traduz no funcionamento das suspensões? Há que entender a função do óleo, além da parte lubrificante. Quer seja numa suspensão ou num amortecedor, o óleo exerce resistência interna e passa de uns compartimentos para outros quando as suspensões são comprimidas. Ao ficar mais quente e menos denso, o óleo circula mais depressa, fazendo com que a suspensão comprima mais facilmente e tenha um rebound mais rápido e descontrolado.
Podemos compensar esta situação com as afinações das suspensões. O rebound é o mais frequente e na maioria das suspensões e amortecedores basta um ou dois cliques no botão para que fique compensado. Se a recuperação já estiver correta, mas ainda sentires as suspensões "moles", ajusta a compressão, começando com dois cliques. E daí vai ajustando até sentires que está como devia! Se a tua suspensão não tem ajuste de compressão, aumenta um pouco a pressão de ar com uma bomba própria.
Nota que se vives em zonas muito frias, convém fazeres o oposto no Inverno. O óleo neste caso torna-se mais espesso e as suspensões ficam mais duras, menos ativas e sensíveis.