1 - Desmontas
Sem eles dificilmente vais conseguir retirar o pneu do aro para aceder à câmara de ar se tiveres um furo. Alguns levam três em vez de dois desmontas, que podem chegar a ser necessários em caso de teres pneus realmente difíceis de desmontar.
2 - Botija de CO2 e adaptador
Se tiveres pressa para encher o pneu - numa prova ou num Granfondo, por exemplo - estas botijas são muito úteis. E não te esqueças de usar luvas quando estiveres a encher o pneu com a botija, pois fica realmente gelada no processo.
3 - Minibomba
Existem bombas realmente pequenas que cabem nas bolsas, mas em contrapartida vais ter de dar muito mais bombadas para encher a roda. Se costumas furar com frequência, é preferível levar uma bomba maior no bolso do jersey ou então presa aos parafusos da grade de bidon.
4 - Câmara de ar
É imprescindível! Antes de saíres de casa confirma que não está furada. E acredita que não serás o primeiro a reparar que a câmara que tem na bolsa afinal está furada, devido a uma reparação anterior. E se puderes levar duas câmaras, melhor ainda.
5 - Pedaço de pneu
Podes utilizá-lo caso sofras um corte grande no pneu, recortando parte de uma velha que já não uses. Assim obterás um reforço que deves colocar entre o pneu e a câmara, cobrindo completamente o corte. Não coloques muita pressão de ar, pois trata-se apenas de uma medida de emergência para seguires viagem.
6 - Bolsa de selim
O ideal é uma de tamanho médio como a da foto, onde possas levar todas as ferramentas que mostramos. Com uma mais pequena onde só caiba uma câmara e os desmontas, corres o risco de ficar parado com a bicicleta no meio de nada.
7 - Multiferramenta
Contém chaves Allen das medidas mais comuns, uma torx e chaves de parafusos. Tudo isto numa unidade compacta. Procura uma que seja de boa qualidade, pois as mais fracas enferrujam e as ferramentas chegam a partir-se ou as pontas perdem a sua eficácia (sobretudo as sextavadas).
8 - Tensor para a corrente
Para que não fiques apeado quando retirares um elo. Esta pequena ferramenta facilita muito essa tarefa. Aliás, até podes transformar um clip num tensor.
9 - Extrator de corrente
Só conseguirás reparar uma corrente partida com esta ferramenta. E é preciso um pouco de habilidade para a utilizar, por isso pratica antes com um pedaço de corrente que já não uses.
10 - Chave de raios e de porcas
Embora as rodas atuais não precisem praticamente de ajuste de tensão adicional nos raios, as mais antigas podem precisar de um pequeno ajuste.
11 - Pino
Em caso de quebra, as correntes Shimano devem ser fechadas com este pino, ou com um elo de corrente (que é atualmente o mais frequente).
12 - Elo rápido
Serve para unir correntes partidas, mas antes devemos retirar o elo danificado com o extrator de corrente.
13 - Remendos com cola e lixa
Se furares mais do que uma vez, terás de reparar a câmara de ar com um remendo. Como hoje em dia já existem remendos autoadesivos, a tarefa é mais fácil e rápida.
14 - Adaptador para válvula grossa
Para encher as rodas numa bomba de serviço ou com um compressor deves ter esta peça.
15 - Chave para óbus ou pipo
Se usas pneus tubeless ou câmaras de ar com extensor de válvula, vais precisar desta chave para desmontar o pipo/óbus.
16 - Alguns euros
Não saias de casa sem algum dinheiro. Podes precisar, por exemplo, para comer algo caso te dê a fraqueza, ou para comprar um bilhete de comboio para voltar a casa caso estejamos parados perto de uma estação.
17 - Óbus ou pipo
Caso o teu se danifique, podes substituí-lo na hora.
18 - Extensor de válvula
Se usas rodas de perfil alto, irás precisar de um.