Hoje foi um grande dia para os ciclistas espanhóis. Não só Iván Romeo (Movistar) ganhou a Volta à Andaluzia, como Juan Ayuso (Lidl-Trek) confirmou a vitória na Volta ao Algarve. E estes dois ciclistas nem sequer têm 24 anos! Ayuso venceu no Alto do Malhão, batendo no sprint final Oscar Onley (INEOS Grenadiers) e Paul Seixas (Decathlon -CMA CGM), a revelação da prova lusa. João Almeida (UAE Emirates-XRG) tentou contrariar o melhor momento de forma de Ayuso e Seixas, mas não conseguiu, mesmo assim ficou num excelente terceiro lugar da geral.
Juan Ayuso conquers Malhão and seals the overall victory! 👑
— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 22, 2026
Juan Ayuso conquista o Malhão e sela a vitória na Volta ao Algarve! 👑#VoltaAlgarve pic.twitter.com/r1gkzv19Gk
Nesta última etapa (148,8 km entre Faro e o Alto do Malhão), a intensidade foi elevada e os ataque foram-se sucedendo. Só nos últimos 109 km é que as veleidades ganharam uma envergadura considerável. Cinco ciclistas, incluindo Julian Alaphilippe e Tratnik, conseguiram ganhar uma vantagem considerável sobre o pelotão.
O entendimento era perfeito, mas na primeira subida ao Malhão, João Almeida atacou, seguido de outro ataque de Florian Lipowitz e Kévin Vauquelin, apanhando os fugitivos. No pelotão, a Lidl-Trek e a UAE Emirates impunham o andamento, fazendo estragos consideráveis na parte traseira.
Na segunda e última subida ao Malhão, um grupo de seis ciclistas - incluindo os três primeiros da geral - protagonizou o momento do dia. Ayuso manteve-se atento e não atacou, evitando desgastar-se prematuramente. Almeida colocou-se na dianteira, tentando suforcar os adversários, mas pouco depois Onley atacou. Ayuso respondeu de imediato e nos metros finais ultrapassou-o e venceu a etapa e a geral.
Talvez o luso se tenha desgastando demais no primeiro ataque, mas a verdade é que se esperasse pela segunda subida e resultasse, o mais provável é não ter margem suficiente para ganhar a geral. Como Ayuso foi astuto e bonificou desde o primeiro dia - algo que o luso tem de começar a fazer - seria muito difícil ganhar a Volta ao Algarve.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com





