Dicas e Truques

Posso andar de bicicleta se estiver grávida?

Estás grávida e queres saber se é perigoso andar de bicicleta? Não deixes de ler este artigo.

Revista BIKE

2 minutos

Posso andar de bicicleta se estiver grávida?

Esta é uma pergunta frequente e por isso perguntámos a médicos com experiência nesta matéria. Desde que a grávida seja saudável e não existam contraindicações por parte do médico que acompanha a gravidez, é perfeitamente saudável a prática de atividade física, incluindo o ciclismo, embora de modo moderado (não competitivo, obviamente).

O nível físico antes da gravidez é um factor determinante na prescrição do exercício que deve ser sempre individualizado e adaptado à orientação médica de cada mulher. 

BENEFÍCIOS:

Melhora a condição física cardiovascular e muscular.

- Favorece a correção postural.

- Evita um aumento excessivo de peso e protege contra a diabetes gestacional.

- Aumenta o bem-estar psicológico reduzindo a ansiedade, depressão e as insónias.

- Encurta o tempo de hospitalização pós-parto e reduz o número de cesarianas.

A TER EM CONTA:

 - A frequência cardíaca varia muito dependendo muito do tempo de gravidez, posição da grávida, etc. É muito importante valorizar a perceção subjetiva de esforço. 

- A gravidez não é o momento ideal para começar a praticar novos desportos, no caso de mulheres que anteriormente eram sedentárias. Se for esse o caso, é preferível optar por um programa específico de preparação do parto.  

Durante o primeiro trimestre o aumento de peso é menor, mas o risco de aborto é maior, por isso é melhor evitar esforços elevados se já sofreste abortos espontâneos. No segundo trimestre o risco diminui, mas a barriga começa a incomodar. No final da gravidez os impedimentos físicos são maiores, mas é nessa altura que as vantagens de fazer exercício de modo suave mais se notam.

RECOMENDAÇÕES GERAIS:

 - Trabalho cardiovascular de intensidade moderada ( +/- 70% da FC max., conseguindo sempre manter uma conversa). 

- Duração de 45 a 60 minutos, dependendo da intensidade. É importante incluir aquecimento e regresso à calma. 

- Suplementar o treino diário com exercícios para a zona pélvica

- Evitar desportos de contato, alta intensidade, saltos e risco de queda.

CICLISMO:

 - Mulheres com experiência prévia podem pedalar em caminhos sem dificuldades técnicas e sem desníveis pronunciados. Devem também evitar esforços excessivos em termos de intensidade. 

- O ciclismo Indoor ou treino no rolo é uma boa alternativa; é relativamente fácil regular a intensidade e não existe risco de queda. Devem evitar um sobraquecimento do organismo!

- Adapta a tua bicicleta para melhorar o conforto: muda o avanço por um mais curto e elevado, assim irás mais erguida e não colocarás peso na zona da barriga.

Relacionados