Nos dias realmente muito quentes (acima de 30º C), por vezes as suspensões e os amortecedores ficam mais suaves, sobretudo se a bicicleta ficar ao sol muito tempo. A densidade do óleo fica alterada e como é o óleo que interage no amortecimento das suspensões e dos amortecedores, o funcionamento controlado e a recuperação dependem do seu estado. O óleo passa por uns orifícios muito pequenos e gera uma certa resistência que impede que a suspensão seja demasiado "viva". Se a densidade desse óleo mudar, muda também a resistência da passagem do óleo por esse orifício. Ou seja, o comportamento da suspensão também fica alterado.
Podemos compensar isto através dos controlos da recuperação e da compressão. Sobretudo, convém ajustar o da recuperação. Tal como no Inverno recomendávamos abrir um pouco mais a recuperação do que o habitual, para um comportamento mais dinâmico, para compensar o óleo mais frio, no Verão é precisamente o contrário, ou seja, é necessário fechar a passagem porque o óleo está mais fluido. No controlo da recuperação muda um clic de cada vez, para encontrar o tato que mais gostas. Normalmente um pequeno ajuste basta, a não ser que estejas a pedalar no Deserto do Sahara!