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Colocação e ajuste de eixos passantes

Um aperto de uma roda pode converter-se no "eixo do mal" se não o tiveres apertado bem: folgas, ruídos e até um bloqueio acidental podem acontecer... Existem diferentes tipos de eixos, e neste artigo mostramos-te os mais comúns, bem como práticos conselhos para os ajustares e usares corretamente.

Colocação e ajuste de eixos passantes
Colocação e ajuste de eixos passantes
 

FERRAMENTAS

Estes são os eixos passantes mais habituais:

1. Syntace X-12. Apenas está disponível nas rodas traseiras, para eixo de 142x12 mm e 148x12 mm.
2. RockShox Maxle Ultimate. Nas suspensões Pike, Lyrik e RS1, na medida 15x100 ou 15x110 mm.
3. DT Swiss RWS. A opção dos suíços, em diferentes diâmetros e larguras, para roda dianteira ou traseira.
4. RS Maxle Stealth. Muito popular, em rodas dianteiras ou traseiras em diferentes diâmetros e larguras. Alguns modelos da Rock Shox SID, Reba ou Revelation trazem este eixo.
5. Fox 15QR. Poderás encontrá-lo em suspensões Fox, em 15 mm e 100 ou 110 mm de largura.
6. Aperto rápido. O aperto que conhecemos desde criança.
7. Chaves Allen. Precisaremos de 5 mm e de 2,5 mm.

PASSO A PASSO…

As rodas atuais já não têm eixos: são os próprios apertos que fazem a função de eixos, e são conhecidos pelo nome de eixos passantes. Existem de diferentes tipos, largos ou mais estreitos, com aperto através de chave ou com aperto rápido. Nos primeiros basta apertar com uma chave allen, mas nos segundos é necessário um ajuste para colocar a alavanca e assegurar a tensão no momento de fazer o aperto. 

1. Para mudar a posição da alavanca do RockShox Maxle Ultimate não é necessária nenhuma chave, aperta-se à mão. A RockShox desenhou este eixo de maneira a não interferir nos botões inferiores da suspensão.

2. Abre a alavanca e desenrosca o eixo. Depois, extrai-o. Repara na marca e numeração debaixo da cabeça da alavanca e roda sobre o eixo para o encaixar no número seguinte. 

3. Se o encaixares num número menor, por exemplo no 2, ou 0, adiantarás a posição da avalanca, o que permite colocá-la na vertical, ou então deixá-la na mesma posição, mas reduzindo a força de aperto. Lembra-te de que deves notar alguma resistência ao fechar a alavanca para que o bloqueio do conjunto seja fiável. 

4. Chega a vez do Fox 15QR. O ajuste para mudar a posição da alavanca realiza-se a partir do lado contrário ao da alavanca, e sem desmontar o eixo. Retira o parafuso com uma chave allen de 2,5 mm e a patilha que fixa a posição do sistema. Os números são orientativos e requer saltos de 4 em 4 para notar alterações. 

5. Afrouxa a alavanca e desenrosca o aperto (3 voltas). Pressiona-o e poderás desencaixar o sistema. Rodando e encaixando-o em outra posição avanças ou recuas a posição de aperto da alavanca. Além disso, isto permite modificar a força de aperto. 

6. Colocando o torque vários números atrás, estarás a recuar a posição da alavanca. A Fox recomenda colocar a alavanca nesta posição, paralela à suspensão. 

7. O Maxle Stealth da RockShox também é muito comum. Uma vez aberta, devemos encaixar a alavanca numa reentrância do colar, o que nos permite rodar o eixo para enroscar ou desenroscar. 

8. A alavanca do Maxle Stealth pode ficar situada onde quisermos. Podemos fazer um pré-tensionamento com uma chave allen na extremidade do eixo. Antes de fechar a alavanca, devemos ajustar a tensão do expansor que, internamente, ajusta o eixo à extremidade. 

9. A manete do DT Swiss RWS não é articulada, mas faz de alavanca para apertar fortemente a rosca do aperto. Depois, puxa-a para fora e move-a para a posição desejada. 

10. O eixo Syntace X-12 funciona como um parafuso simples, e para o rodar termos de usar uma chave allen de 5 mm. É o mais leve e pode ser instalado em muitas bicicletas com eixo traseiro de 142x12 mm. A sua cabeça faz de expansor, fixando-se ao quadro sem folga. 

11. Não nos podemos esquecer dos apertos rápidos clássicos. Para obter as melhores prestações é fundamental que as extremidades do eixo do cubo fiquem perfeitamente assentes nas ponteiras. E deve-se ter cuidado com a posição das molas: o diâmetro estreito deve apontar na direção da roda em ambos os lados. 

12. Para o apertar, segura com uma mão a alavanca aberta enquanto enroscas a porca no lado oposto. Depois, fecha a alavanca assegurando que aplicas a tensão suficiente. Tem de custar a fechar (ligeiramente) e a sua colocação é indiferente: podes colocá-lo no lado do disco ou ao contrário. 

Além destes sistemas, a Fox dispõe de um aperto que funciona com chave allen, e que não utiliza um mecanismo de aperto rápido. É o sistema Kabolt

 

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