A instalação da transmissão eletrónica sem fios SRAM Eagle AXS é tão simples que na caixa nem sequer é fornecido um manual de instruções. Em todo o caso, estão incluídas as ferramentas básicas para a sua montagem: uma multiferramenta e um marcador de posição (já explicamos daqui a pouco para que serve). Antes de montarmos os componentes, temos de certificar que a roda traseira é compatível, ou seja, que o cepo é XD. Além disso, a patilha do desviador deve estar devidamente alinhada. Depois, já podemos começar a montar os componentes. No nosso caso, aproveitámos para instalar toda a transmissão, ou seja, cassete, corrente, cranques e os restantes componentes Eagle (manípulo e desviador).
FERRAMENTAS
Para a instalação do desviador, corrente e manípulo precisamos de:
- Extrator de corrente. Para ajustar o comprimento da corrente.
- Multiferramenta. Ou chaves Allen de 3 e de 5 mm, e uma Torx T25.
- Marcador de posição. Esta peça em plástico está incluída no kit de transmissão e é fundamental para um ajuste correto do desviador.
PASSO A PASSO
1. O primeiro passo consiste em emparelhar o desviador com o comando remoto. Carrega no botão AXS do desviador e mantém o dedo até que a luz verde fique a piscar e depois solta-o.
2. Agora carrega no botão AXS do comando remoto e mantém o dedo até que fique a piscar de modo rápido e depois solta-o. Agora os dois componentes já estão emparelhados. Basta carregar uma vez no botão AXS do desviador para confirmar.
3. Instala o comando no guiador. Se tiveres travões SRAM e usas a braçadeira do MatchMaker X, podes ajustar a altura.
4. Instala o desviador, mas certifica-te de que a patilha do desviador apoia na saliência da patilha do quadro.
5. Mede o comprimento da corrente, fazendo-a passar pela cremalheira e carreto grande. Numa bicicleta de suspensão total acrescenta quatro elos à medida em que a corrente fica tensa, numa rígida basta adicionar dois.
6. Coloca o elo rápido. Se fizeres a ligação da corrente pela parte inferior da escora, a seta do elo deve apontar para o desviador.
7. Passa a corrente pelo desviador e coloca-o no carreto superior, usando o comando remoto. Agora utiliza o marcador de posição para ajustar a separação entre o desviador e o carreto superior.
8. Podes ajustar essa separação através do parafuso que está junto à patilha do desviador.
9. Coloca a corrente no segundo carreto superior e alinha a polia superior do desviador com o carreto
10. Para esta tarefa, deves manter carregado o botão AXS do comando remoto e depois pressiona o botão de passagem de mudanças para subir. Isto vai mover o desviador em direção ao carreto grande. Se precisares de reajustar o desviador no sentido contrário, mantém o dedo no botão AXS e clica no botão de passagem de mudanças para baixar.
11. Os dois parafusos traseiros ajustam os limites do desviador, para que a corrente não saia nem do carreto superior nem do inferior. Coloca a corrente no carreto grande e utiliza o parafuso da direita para alinhar a polia do desviador com o carreto.
12. Agora coloca a corrente no carreto mais pequeno e ajusta o limite utilizando o parafuso da esquerda. Depois de devidamente ajustado, podes fazer um micro ajuste, repetindo o que referimos no passo 10.
MICRO AJUSTE
Quando notamos a corrente a roçar, é preciso fazer um micro ajuste. Segue estes passos:
- Carrega no pequeno botão AXS de ajuste no comando remoto durante alguns segundos
- Depois, ao carregares em qualquer um dos botões de passagem de mudanças (no comando remoto), irá mexer 0.2 mm o desviador na direção correspondente.
- Confirma se ficou bem ajustado e caso seja necessário repete estes passos.