Dicas e Truques

MECÂNICA: como instalar uma transmissão SRAM Eagle AXS

A instalação da transmissão eletrónica sem fios SRAM Eagle AXS é bastante simples. Basta colocar os componentes no seu devido lugar, emparelhá-los, fazer um pequeno ajuste e voilà. Segue estes passos e verás que mais fácil é impossível.

Iván Mateos // FOTOS: Alejandro Cubino

2 minutos

Como instalar a transmissão SRAM Eagle AXS

A instalação da transmissão eletrónica sem fios SRAM Eagle AXS é tão simples que na caixa nem sequer é fornecido um manual de instruções. Em todo o caso, estão incluídas as ferramentas básicas para a sua montagem: uma multiferramenta e um marcador de posição (já explicamos daqui a pouco para que serve). Antes de montarmos os componentes, temos de certificar que a roda traseira é compatível, ou seja, que o cepo é XD. Além disso, a patilha do desviador deve estar devidamente alinhada. Depois, já podemos começar a montar os componentes. No nosso caso, aproveitámos para instalar toda a transmissão, ou seja, cassete, corrente, cranques e os restantes componentes Eagle (manípulo e desviador). 

FERRAMENTAS

Para a instalação do desviador, corrente e manípulo precisamos de:

  1. Extrator de corrente. Para ajustar o comprimento da corrente.
  2. Multiferramenta. Ou chaves Allen de 3 e de 5 mm, e uma Torx T25.
  3. Marcador de posição. Esta peça em plástico está incluída no kit de transmissão e é fundamental para um ajuste correto do desviador.  

 

PASSO A PASSO

1. O primeiro passo consiste em emparelhar o desviador com o comando remoto. Carrega no botão AXS do desviador e mantém o dedo até que a luz verde fique a piscar e depois solta-o.  

2. Agora carrega no botão AXS do comando remoto e mantém o dedo até que fique a piscar de modo rápido e depois solta-o. Agora os dois componentes já estão emparelhados. Basta carregar uma vez no botão AXS do desviador para confirmar. 

3. Instala o comando no guiador. Se tiveres travões SRAM e usas a braçadeira do MatchMaker X, podes ajustar a altura. 

4. Instala o desviador, mas certifica-te de que a patilha do desviador apoia na saliência da patilha do quadro. 

5. Mede o comprimento da corrente, fazendo-a passar pela cremalheira e carreto grande. Numa bicicleta de suspensão total acrescenta quatro elos à medida em que a corrente fica tensa, numa rígida basta adicionar dois. 

6. Coloca o elo rápido. Se fizeres a ligação da corrente pela parte inferior da escora, a seta do elo deve apontar para o desviador. 

7. Passa a corrente pelo desviador e coloca-o no carreto superior, usando o comando remoto. Agora utiliza o marcador de posição para ajustar a separação entre o desviador e o carreto superior. 

8. Podes ajustar essa separação através do parafuso que está junto à patilha do desviador. 

9. Coloca a corrente no segundo carreto superior e alinha a polia superior do desviador com o carreto

10. Para esta tarefa, deves manter carregado o botão AXS do comando remoto e depois pressiona o botão de passagem de mudanças para subir. Isto vai mover o desviador em direção ao carreto grande. Se precisares de reajustar o desviador no sentido contrário, mantém o dedo no botão AXS e clica no botão de passagem de mudanças para baixar. 

11. Os dois parafusos traseiros ajustam os limites do desviador, para que a corrente não saia nem do carreto superior nem do inferior. Coloca a corrente no carreto grande e utiliza o parafuso da direita para alinhar a polia do desviador com o carreto. 

12. Agora coloca a corrente no carreto mais pequeno e ajusta o limite utilizando o parafuso da esquerda. Depois de devidamente ajustado, podes fazer um micro ajuste, repetindo o que referimos no passo 10. 

MICRO AJUSTE

Quando notamos a corrente a roçar, é preciso fazer um micro ajuste. Segue estes passos:

  1. Carrega no pequeno botão AXS de ajuste no comando remoto durante alguns segundos
  2. Depois, ao carregares em qualquer um dos botões de passagem de mudanças (no comando remoto), irá mexer 0.2 mm o desviador na direção correspondente.
  3. Confirma se ficou bem ajustado e caso seja necessário repete estes passos. 

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