O mais provável é que estejas a sobrecarregar demasiado as tuas mãos, ou seja, provavelmente o teu centro de gravidade está demasiado adiantado. Para reduzir esta percentagem de peso corporal na parte frontal, podes fazer duas coisas:
1. Recuar e baixar ligeiramente o selim.
2. Subir a posição das mãos (quer colocando espaçadores debaixo do avanço - se tal for possível -, quer optando por um avanço com desnível positivo).
Podes medir a diferença de altura que há entre o selim e o guiador. Para tal, o mais simples é medir desde o punho até ao solo e desde o centro do selim até ao solo. Depois vê a diferença que há entre eles. Estes valores servem de referência:
- Se medes menos de 170 cm, o guiador deve estar ao mesmo nível que o selim ou ligeiramente acima (20-30 mm).
- Se medes entre 170 e 180 cm, o guiador deve estar ao mesmo nível do selim ou então 20-30 mm abaixo.
- Se medes mais de 180 cm, o guiador não deve estar mais de 40-50 mm abaixo do selim.
Recuar o selim (através dos carris) é fácil de fazer e traz bastantes benefícios. Deves conseguir que 60-65% do teu peso recaia no selim, e os 35-40% restantes nas mãos.
O mais provável é que estejas a sobrecarregar demasiado as tuas mãos
EXPERIMENTA O SEGUINTE
Coloca a bicicleta nivelada num rolo (por exemplo) e enquanto pedalas, sem levantar o tronco, experimenta soltar as mãos do guiador. Se não aguentares mais de 3 ou 4 segundos e descaíres para a frente é porque necessitas recuar o selim um pouco mais. Se não tiveres um rolo podes experimentar fazer isto em andamento, mas é um pouco arriscado se não tiveres experiência.
Subir o guiador é fácil, basta fazer os seguintes ajustes: acrescenta espaçadores entre o avanço e o quadro, colocando um avanço com mais inclinação positiva e mais curto. Podes também colocar um guiador sobreelevado. Usar extensores de guiador (ou "cornos", como chamamos cá em Portugal) pode ajudar a mudar a posição das mãos. E, claro, umas boas luvas...