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Alimentação: Frutas e verduras são a base

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Para uma alimentação saudável, é necessário dar primazia à fruta da época e aos legumes
Para uma alimentação saudável, é necessário dar primazia à fruta da época e aos legumes

Uma dieta sã deve basear-se no consumo diário de fruta e verdura. Entre três a cinco peças de fruta/verdura por dia é o que aconselha a Organização Mundial de Saúde. Aliás, as verduras devem estar presentes sempre ao almoço e ao jantar e se o fizermos já estamos a caminhar para um organismo mais são e a um metabolismo mais regulado. 

Escolher fruta da época e verduras variadas é o segredo para mantermos uma alimentação saudável e pouco monótona. Muitos organismos internacionais recomendam a "dieta arcoíris" que consiste em misturar verduras de diferentes cores. A diferença de cores nos legumes e frutas não é apenas externa. De facto, a côr significa o tipo de nutriente que possui, daí a necessidade de variar.

Quem pratica BTT com regularidade (ou outros desportos de endurance) tem necessidades específicas e não basta - nem é aconselhável - ter uma alimentação baseada somente em hidratos de carbono e proteína. E os últimos estudos divulgados indicam que se apostarmos numa alimentação mais baseada nas frutas e legumes e menos em proteína animal, não apresentamos um défice energético, cognitivo e recuperador. Isto não quer dizer que devemos abandonar a carne, o peixe e os hidratos, mas devemos - isso sim - selecionar melhor o que ingerimos

Devemos optar por carnes brancas (cortando a gordura) em pouca quantidade, peixe rico em Ómega e de preferência náo congelado 3 (o salmão, a cavala, a sardinha e o atum são excelentes aliados) e quanto à massa e arroz (pilares na alimentação dos portugueses), deve-se optar por produtos integrais.

Quanto às porções individuais, um prato deve ter uma porção maior de legumes (preferencialmente cozidos em água não mais do que três minutos, para não perderem as propriedades), uma porção mais pequena de peixe ou carne (caso assim o prefira) e alguns gomos de fruta lavada com casca.

Deixamos também aqui uma sugestão:

LEGUMES SALTEADOS NO WOK COM ATUM:

  • Pimento vermelho e amarelo
  • Alho
  • Cebola
  • Cengibre
  • Azeite
  • Espinafres
  • Bróculos
  • Cenouras
  • Tomate
  • Ovo
  • Atum
  • Especiarias (oregãos, ervas, tomilho, mangericão)

Escorra uma lata de atum e deixe a repousar. Num wok, coloque um pouco de azeite. Descasque as cebolas, o alho, o gengibre e o tomate e corte em pedaços pequenos. Coloque no Wok a uma temperatura baixa e deixe alourar sem deixar o azeite aquecer em demasia pois se o fizer tornar-se-á em gordura pouco saudável. Lave os restantes legumes e corte-os em pedaços não muito finos e vá introduzindo no wok à medida que os vai cortando (escorra bem a água antes de colocar no wok). Coza um ovo (um é suficiente para duas ou três pessoas), retire a casca e corte em pedaços, introduzindo de seguida na mistura. Vá mexendo regularmente e retifique com um pouco de vinho branco. O lume deve ser sempre brando para forçar o cozimento gradual dos legumes e evitar que se grudem ao wok, todavia se tal acontecer, podemos sempre acrescentar mais um pouco de água no wok. E durante todo o processo devemos mexer a mistura. Nesta fase acrescentamos o atum partindo-o em pedaços com um garfo e misturando-o ao preparado. Para temperar não usaremos sal, mas sim especiarias. Coloque a seu gosto. 

Nunca use um caldo para dar sabor pois possui quantidades enormes de sal. 

Prove, retifique, se necessário e aproveite a refeição. Não se esqueça de comer uma sopa antes e uma ou duas peças de fruta a seguir.

 

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