Há espigões telescópicos bastante distintos: mecânicos, hidráulicos de cartucho e hidráulicos de banho aberto. Os hidráulicos de cartucho são os mais conhecidos - e os mais usados - pela sua simplicidade e baixo preço. Existem inúmeras marcas e modelos e todas elas partilham algo em comum: o seu sistema hidráulico.
Dentro do corpo do espigão existe um amortecedor hidráulico (ou cartucho), que é muito similar ao que encontramos na bagageira do nosso carro. Em caso de avaria, o amortecedor é substituído por outro. É fácil, rápido e simples.
Sempre que deixares a bicicleta guardada - na garagem, arrecadação ou noutro lugar -, alivia a pressão do sistema hidráulico.
Para aumentar a durabilidade deste amortecedor do espigão, nunca o deves deixar comprimido. Estes cartuchos são muito compactos, têm um diâmetro pequeno e os seus componentes internos são das mesmas dimensões. No entanto, a pressão no seu interior é muito alta. Quando o espigão está comprimido, a pressão no seu interior dispara e se o mantivermos muito tempo nessa posição os retentores internos (que mantêm a pressão e o óleo no seu sítio) podem chegar a rasgar, causando um dano irreparável. A única solução é substituir o cartucho, porque não tem reparação.
Se o teu espigão é mecânico e funciona através de uma mola, não terás este problema. No caso dos modelos hidráulicos de banho aberto, também devemos evitar ter o espigão demasiado tempo comprimido, embora sejam mais resistentes devido ao maior volume e aos retentores sobredimensionados.
Se queres saber mais detalhes sobre a manutenção de um espigão telescópico de cartucho, podes ler este artigo: Mecânica - como substituir o cartucho hidráulico.
