Nem sempre a ausência de conforto se deve ao selim. Aliás, um selim perfeitamente adaptado à tua anatomia pode causar desconforto se a tua posiçao for demasiado alta, baixa ou alongada. Primeiro, verifica a tua postura antes de comprar um selim novo. Uma análise biomecânica profissional (que custa entre 200 a 300€) também é uma boa solução. Além do mais, esse desconforto pode ser provocado pelo almofadado do selim. Só se após verificares todos estes fatores é que poderás considerar a hipótese de substituir o selim.
As mulheres devem usar selins diferentes dos homens?
A forma anatómica da pélvis e a zona dos tecidos moles são claramente diferentes. As mulheres geralmente têm uma distância maior entre os ísquios do que os homens e o arco púbico é menos pronunciado. Isto significa que as mulheres devem optar por selins mais largos e com corte central (abertura). Além disso, como refere o expert em biomecânica Pascal Ketterer, os selins femininos devem aliviar a zona frontal dos tecidos moles perto da púbis. No entanto, também há mulheres com uma distância entre ísquios mais estreita e homens com a pélvis larga. Por isso, nunca se deve generalizar e determinar o selim ideal para cada pessoa é um processo individual.
Em que parte do selim devemos apoiar o nosso peso?
Os ossos dos ísquios conseguem suportar uma elevada pressão, dado que não possuem muitos nervos. O selim ideal distribui até 80% do peso nessa zona. A zona limítrofe púbica deve receber uma pressão reduzida (entre 20 a 40% do peso), enquanto o arco púbico e a zona do períneo não devem sofrer qualquer pressão.
FORMATOS DE SELINS
DIREITO
O centro do selim e as zonas de apoio para os ísquios estão quase à mesma altura. O peso corporal é distribuído uniformemente ente os ísquios e a zona púbica.
CONVEXO
O centro do selim é mais elevado, e a zona dos ísquios está mais abaixo. Isto costuma aumentar a pressão na zona púbica (embora neste modelo seja aliviada devido a uma abertura central).
CÔNCAVO
As zonas dos ísquios estão mais altas do que a parte central. Isto alivia notavelmente a zona púbica, minimizando a pressão nos tecidos moles.