Essa sensação de não ter o controlo da frente é mais habitual do que parece e pode dever-se a vários fatores. Vamos mencionar os mais frequentes:
1. A posição em cima da bicicleta é demasiado recuada e por isso não temos tanto tato e controlo sobre o que se passa na roda da frente.
2. Algum componente pode ter flexão excessiva: a própria roda, se for pouco rígida ou estiver com os raios desapertados, ou até uma suspensão cujo chassis é de menor qualidade.
3. Demasiada pressão de ar no pneu dianteiro não permite ao mesmo moldar-se ao terreno, levando-o por vezes a saltitar, resultando em pouca aderência e descontrolo.
4. Por fim, um ajuste incorreto da suspensão, especialmente no rebound.
Ajustar corretamente o rebound é complicado. Não existe uma regulação standard, de fábrica. Existem recomendações das marcas, mas para chegar ao ajuste perfeito é preciso ter em conta não só o rider como o trilho e o tipo de condução. Se após se comprimir a suspensão volta a estender-se muito rápido (rebound rápido), é possível que a frente descole e que a sensação de condução não seja a melhor, parecendo que temos algo aos coices na frente, tipo touro mecânico. Se, pelo contrário, recupera muito devagar, pode ser perigoso quando existem muitas irregularidades no terreno: primeiro porque ainda se está a descomprimir de um impacto e já está a levar com outro, o que significa que não se pode usar o curso todo para absorver os impactos seguintes; segundo porque, se estás numa descida inclinada e a suspensão demora a estender-se, passas a maior parte do tempo ainda mais inclinado sobre a frente, com todas as desvantagens associadas.
Um rebound bem ajustado permite à roda dianteira "ler" melhor o terreno e manter a roda sempre colada ao solo, mesmo com irregularidades, tal como mostra o gráfico seguinte.

Significa que a suspensão recupera suficientemente rápido do primeiro impacto para poder ter todo o curso disponível para absorver o próximo mas sem te dar um coice. É óbvio que é preciso alterar as afinações até acertares com o ajuste certo para o tipo de trilhos onde circulas. Em terrenos irregulares de impactos pequenos e sucessivos, leva o rebound um pouco mais rápido. Se o terreno for mais liso e só tens um ou outro impacto grande mas isolado, o rebound pode estar mais lento.