Quem é que nunca saiu cuspido da bicicleta após uma descida que correu mal? Existem duas maneiras de superar com êxito um desnível pronunciado: a primeira é saltar (puxando o guiador), a segunda é deixar que a bicicleta desça lentamente ao mesmo tempo que colocamos o peso do nosso corpo na parte traseira. A primeira é mais rápida e segura se conheces bem o terreno, mas não há espaço para contemplações, portanto ou o fazes bem ou a tua queda será monumental. A segunda oferece mais garantias quer saia bem quer saia mal, e o nosso conselho é: se tiveres dúvidas, aposta na segurança.
1 - Não olhes para baixo
Concentra-te em deslocar o peso do corpo para trás (junto à roda traseira), mas sem ser em excesso, caso contrário perderás o controlo da bicicleta. Escolhe a melhor zona de entrada na descida.
2 - Deixa que o selim passe para a frente
Obviamente se tiveres um espigão telescópico o mesmo deve estar em baixo, e isso irá facilitar-te - e muito - a manobra.
3 - Recupera a posição rapidamente
... caso não o faças não conseguirás controlar a bicicleta. Antes de descer pratica em plano e comprova de que o selim passa sem problemas.