FERRAMENTAS
-
Kit de reparação. Deve conter um produto que sirva para selar o pneu Tubeless em casa ou para reparar um furo quando estivermos no meio de um trilho.
-
Botija de Co2. Para nos certificarmos de que enchemos o pneu sem fugas recomendamos usar uma botija de ar comprimido em vez de uma bomba tradicional.
PASSO A PASSO
O pneu Tubeless, embora seja um método quase infalível contra os furos, não é invulnerável. Depende obviamente da qualidade do mesmo e do tamanho do furo, além disso o líquido selante no interior da nossa roda pode já não estar em boas condições (não te esqueças de que é recomendável substituí-lo de 4 em 4 meses, mais ou menos, para não perder as suas propriedades).
As marcas recomendam de 6 em 6 meses, mas nós já fizemos esse teste inúmeras vezes e reparámos que a partir do quarto mês as substâncias da maioria dos produtos perdem eficácia. Neste caso, vamos utilizar um produto que contém substâncias que selam o furo, permitindo-nos seguir viagem. Em qualquer caso, se o furo já tem alguma envergadura, recomendamos-te substituir o pneu antes da tua próxima volta.
-
Retira a roda furada, desta forma será muito mais fácil fazer a reparação. Nos seguintes passos entenderás porquê.
- Depois de retirares a roda,
examina o pneu cuidadosamente à procura do motivo que causou o furo e se ainda estiver algum objeto preso no pneu retira-o, para que o produto selante possa selar o furo. Se ainda estiver ar dentro do pneu, retira-o.
- Utilizando a própria tampa do selante, desmonta a pipeta da válvula; se não souberes como é que isto se faz, verás que a etiqueta da embalagem mostra perfeitamente os passos a seguir.
- Insere o aplicador de plástico incluído no kit no bocal do selante e a outra extremidade na válvula. Assegura-te de que tudo fica hermético (para evitar derramar o produto). Dependendo do diâmetro e do balão do pneu, deverás utilizar apenas a quantidade necessária de selante. Na etiqueta da própria embalagem está indicada essa quantidade.
- Para encher o pneu, por tratar-se de um modelo Tubeless, recomendamos-te que o faças com uma botija de Co2. Se encheres o pneu com uma bomba tradicional verás que a pressão é demasiado baixa para o encher sem evitar que o ar saia pelas laterais do mesmo e do aro da roda. Comprova que ao introduzir o ar da botija o pneu fica bem talonado nas laterais (irás ouvir um "clack" quando tal acontecer).
- Depois de encheres o pneu, pega na roda e roda-o. Deste modo o líquido irá repartir-se uniformemente e pela ação da gravidade selará o furo com mais facilidade. Se o furo for muito grande, embora o tenhas selado sem problema, recomendamos-te que o substituas por um novo logo que possível.