O descontrolo da roda traseira pode dever-se a vários fatores:
1. Travagem descompensada. Se travares em demasia com o travão traseiro e pouco com o dianteiro, a traseira ficará bloqueada e, obviamente, vai deslizar. A solução é, quando a roda dianteira está em linha reta, pressiona a manete do travão dianteiro sem receio e solta ligeiramente o travão traseiro. Verás como a bicicleta ficará mais estável.
2. Estado do pneu. Se estiver gasto, a retenção será nula. Revê ocasionalmente a altura dos tacos e se for a altura de mudar, escolhe um pneu específico para a roda traseira ou com tacos centrais transversais.
3. Coloca o teu peso atrás. De nada serve usarmos um pneu do tipo "trator" se não o "cravarmos no solo". Quando travares, recua o teu corpo de modo a que o teu peso fique atrás e afunde bem os tacos no terreno. Mas não te chegues atrás em demasia. O que se pretende é que haja algum equilíbrio e se deixares a roda dianteira demasiado "leve", ou seja, sem pressão, podes perder o controlo na direção bem como aderência. Em suma, coloca peso atrás quando estiveres a travar na descida em linha reta, mas volta a colocar o peso mais centrado nas curvas.
Obviamente, ter um espigão de selim telescópico pode ser uma grande ajuda, pois permite-nos adotar uma posição traseira com muito mais liberdade.