Dicas e Truques

Como lavar os óculos de ciclismo

Há quem nunca lave os óculos de ciclismo, optando por pura e simplesmente limpá-los com um pano. É o maior erro que podem cometer e estarão a encurtar a vida útil das lentes. Explicamos porquê já a seguir.

Ivan Mateos e Carlos Pinto

1 minuto

Como lavar os óculos de ciclismo

Mesmo sem darmos por isso, quando andamos de bicicleta suamos e quando o suor seca, ficam cristais nos óculos, lentes, fitas do capacete, etc. Limpar esses cristais das lentes dos óculos - ou qualquer outra sujidade, muitas vezes invisível, como areia - com o jersey ou um pedaço de pano é o pior que podes fazer e seguramente irás riscar as lentes, mesmo que sejam de muito boa qualidade. O ideal é lavar em casa.

Primeiro, deves colocar os óculos debaixo da torneira, deixando a água fria escorrer para expulsar a sujidade mais grossa, sem esfregar. Depois, deves ensaboar bem as mãos (podes usar sabonete líquido ou mesmo detergente da loiça) e gentilmente com os dedos passa nas hastes e nas lentes, repartindo bem a espuma, mas sem carregar, sobretudo na zona das lentes. 

Passa novamente por água fria (a água quente pode danificar as armações ou o tratamento das lentes - depende do material -) e depois deixa a secar. Se preferires, com um pedaço de papel de cozinha absorve a água e pressiona na zona das lentes. Depois de completamente secos, podemos limpar os óculos com um pano de microfibra para um acabamento final de qualidade. 

Etiquetas:

Relacionados