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Como colocar corretamente os cleats

Neste artigo mostramos-te como colocar devidamente os cleats de modo a evitar dores nos joelhos e nos gémeos.

Yago Alcalde

Como colocar corretamente os cleats
Como colocar corretamente os cleats

O ajuste dos cleats é fundamental não só para conseguir um bom apoio do pé no pedal, mas também para evitar lesões. Se os colocares mal, poderás potenciar problemas nos joelhos e aumentar a tensão nos tendões, ligamentos e nos músculos. Por isso, segue estes passos. 

1. Ajuste antero-posterior
Isto implica adiantar ou recuar o cleat. Para levar a cabo este ajuste, devemos calçar o sapato e procurar a posição da cabeça do primeiro metatarso, bem como do quinto. Este osso é facilmente visível pois sobressai e é conhecido vulgarmente como joanete

2. Depois de o termos localizado, teremos de procurar o osso equivalente, mas do lado do dedo mindinho, que estará situado numa posição mais recuada, dado que a articulação segue um sentido oblíquo. 

3. Marca estes dois pontos e faz um traço de ponta a ponta. Coloca o cleat usando como ponto central essa linha. 

4. Agora, coloca o cranque da bicicleta na posição correpondente a 90 graus (ou seja, as 3h em ponto, se fosse um relógio) e com o pé na posição plana, confirma se o cleat está corretamente colocado, isto é, o eixo do pedal deve estar precisamente entre essas duas marcas que fizeste no sapato.  

Esta forma de colocar os cleats é ligeiramente mais recuada do que aquela que era adotada até há bem pouco tempo, quando o objetivo era coincidir o joanete com o eixo do pedal. Mas estudos mais recentes comprovaram que é melhor recuar ligeiramente o cleat, de forma que o eixo do pedal esteja situado no centro da articulação metatarso falangial. 

5. Depois de fazermos este ajuste, teremos de determinar a rotação do cleat. Este ajuste deve ser feito por sensações, permitindo que o pé esteja com o ângulo que seja mais natural para o ciclista. Há ciclistas que se sentem mais confortáveis com o calcanhar mais perto do cranque, outros preferem mais afastado. O ideal é que a pedalada seja confortável e natural, se for forçada algo está mal. Os cleats nunca nos devem obrigar a ter o calcanhar mais para dentro ou para fora, são os nossos joelhos que mandam e não acredites em teorias retrógadas que obrigam a ter os pés direitos como se todos fossemos perfeitos. Os estudos comprovam isto mesmo que acabámos de referir. 

Normalmente, o ângulo dos pés a pedalar assemelha-se ao dos nossos pés quando caminhamos, por isso devemos observar a nossa forma de andar e comparar. 

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