Como referimos, se andares com pedais Shimano que não são os teus e os teus sapatos tiverem cleats SPD, não terás qualquer problema. A Shimano inventou-os há mais de 30 anos e, desde então, muitas marcas que fabricam pedais adotaram este sistema e os cleats são normalmente compatíveis.
Mas nos pedais Shimano os cleats que funcionam melhor são os originais. Alguns "compatíveis" são apenas isso, compatíveis; existem pequenas diferenças que por vezes causam dificuldades no encaixe, desencaixe, ângulo de flutuação ou folgas.
Por exemplo, um dos pedais Shimano mais utilizados, os M520, vêm de série com um conjunto de cleats pretos SM-SH51, que libertam o pé numa rotação lateral para fora. Se adquirires estes pedais, por exemplo, em segunda mão, recomendamos que compres os referidos cleats para obteres a melhor experiência possível. E se os pedais forem novos, monta os cleats que vêm incluídos, mesmo que os que tenhas nos sapatos agora sejam compatíveis. É que o desgaste nos cleats é uma realidade que afeta o encaixe/desencaixe e origina folgas.