Dicas e Truques

Atualiza, configura e personaliza, passo a passo, o teu grupo Shimano Di2

Carregar a bateria e comprovar o nível restante são funções básicas que todos os que têm Di2 conhecem. Mas a lista de opções restantes é enorme e desconhecê-las impossibilita-nos de tirar partido de todas as potencialidades dos grupos eletrónicos Shimano.

José Gisbert

5 minutos

Atualiza, configura e personaliza, passo a passo, o teu grupo Shimano Di2

O primeiro grupo Shimano Di2 - Digital Integrated Intelligence - foi estreado em 2009 como opção ao topo de gama Dura Ace, denominadao série 7970. Dois anos depois, o segundo grupo na hierarquia da marca - o Ultegra - também já dispunha de uma versão Di2 bastante melhorada face à original. Em 2013, com a série Dura Ace 9070, já era possível - através da aplicação E-Tube - configurar por computador as funções dos desviadores. A aplicação para Android ou iOS chegou em 2017, já não necessitando de cabos para a conexão. 

 

FUNÇÕES BÁSICAS E AJUSTES

 

1. Se mantivermos acionada uma das manetes de mudanças, na central de comando vai-se acender um led junto ao símbolo da bateria indicando a carga: verde permanente (50 a 100%), verde intermitente (25 a 50%), vermelho permanente (menos de 25%) e vermelho intermitente (quase a esgotar).

 

2. Depois de mostrar a carga restante, indica-nos com os dois leds que modo estamos a usar (manual, sincronizado ou semi-sincronizado). Podemos personalizar na aplicação E-Tube Project no computador, telemóvel ou tablet.

 

3. Para selecionar o modo de desmultiplicação, temos de clicar com rapidez duas vezes no botão da central. Se se acenderem os dois leds uma vez, teremos escolhido o modo manual; duas vezes, o modo sincronizado 1; e três vezes, o modo sincronizado 2.

 

4. Podemos ajustar com precisão o desviador traseiro, inclusive quando rolamos, basta clicar no botão da central dois segundos até se acender um led vermelho por cima do ícone "+-", que confirma que entrámos no modo de ajuste.

 

5. Depois, temos de acionar as manetes do lado direito: a que desce os carretos desloca o desviador para o lado exterior e a que sobe os carretos, para o interior. Para guardar as alterações, temos de manter o dedo no botão da central até que o led vermelho se apague. 

 

6. Para ajustar o desviador dianteiro, temos de colocar a corrente no carreto maior e no prato pequeno. Depois temos de entrar no modo de ajuste, clicar duas vezes no botão - o led vermelho do simbolo da bateria irá ficar intermitente - e com os botões da manete esquerda regulamos a posição. 

 

7. Também podemos ajustar o desviador dianteiro no prato grande, mas neste caso devemos colocar o prato e o carreto grandes. Para guardar as alterações que fizemos, temos de clicar no botão da central até que se apaguem os dois leds vermelhos.

 

8. Se o desviador traseiro receber uma pancada forte, a corrente descerá para o carreto mais pequeno e o sistema entrará no "crash mode" para evitar, se o dropout ficar torto, que possamos subir os carretos, impossibilitando que possamos danificar os raios. 

 

9. Para que volte a funcionar - após endireitar o dropout, caso este tenha ficado torto - temos de clicar no botão durante 5 segundos até que o led vermelho fique intermitente. Depois temos de fazer a pedaleira girar para que o desviador suba para o carreto maior e volte a descer até ao pequeno. A partir desse momento já podemos voltar a usar a bicicleta.

E-TUBE PROJECT (PARA O COMPUTADOR) 

 

1. Primeiro, é preciso descarregar o E-Tube Project no site da Shimano. Utilizámos a versão mais recente, a V4, com uma estética que faz lembrar as aplicações para telemóvel e com uma utilização mais intuitiva do que a versão anterior. 

 

2. Após iniciar a aplicação, temos de conetar o computador à central do grupo utilizando o carregador (SM-BRC2). Convém salientar que não devemos desconetar nenhum cabo nem apagar o computador enquanto o programa estiver aberto. 

 

3. Depois de reconhecer a unidade Di2, já podemos utilizar as diferentes funções da aplicação. Na janela Atualizar são mostrados os componentes Di2 conectados, e clicando em cada um deles, atualizaremos o seu firmware.

 

4. Em Personalizar, podemos encontrar o Synchronized Shift, no qual devemos colocar os dentes dos nossos pratos - FC -, da cassete - CS - e a velocidade dos desviadores automáticos. No modo Seguinte, podemos modificar os modos de mudanças automáticas - S1 e S2 -.

 

5. Com o Synchronized Shif, o sistema mudará de prato automaticamente para não cruzar a corrente. Podemos escolher com que carreto desejamos que mude para o prato grande ou pequeno. O Semi-synchronized Shift compensa as nossas mudanças de prato subindo ou descendo os carretos. 

 

6. Ao ativarmos a opção Modo de desmultiplicação múltipla, possibilitaremos que mude mais de um carreto se carregarmos prolongadamente no botão da manete. Podemos escolher a velocidade e o limite de carretos. O Interruptor permite modificar as funções dos botões das manetes.

 

7. Os botões da parte superior da manete que estão escondidos debaixo da borracha - podem assumir a função de manipular ciclocomputaores compatíveis, ou para subir/descer carretos quando colocamos as mãos na parte mais elevada da manete.

 

8. Na janela Manutenção podemos utilizar as suas funções apenas e só se estivermos conetados a uma unidade SM-PCE1 ou SM-PCE02. Inclui funções para e-bikes, comprovar erros no sistema ou ajustes precisos do desviador traseiro e dianteiro. 

 

9. Quanto à quarta e última secção, a de Ajuste e Ajuda, permite configurar a aplicação, permitindo-nos fazer o registo como utilizadores para podermos iniciar a sessão, consultar o manual online no site da Shimano, ver os guias de ajuda, etc.

 

10. Se clicarmos no simbolo do relógio rodeado de uma flecha, aplicaremos as opções por defeito do menu em que nos encontrarmos nesse preciso momento. E para guardar as modificações, temos de clicar em Aplicar (Enter). 

 

11  Antes de desconetar os cabos que unem a central ao computador, temos de clicar em Desconetar, que está situado na parte superior da aplicação, no lado esquerdo. Se não o fizermos, não garantimos que as mudanças que fizeste ficam guardadas.

D-FLY

Com o módulo wireless Shimano D-Fly podemos conetar sem fios - com o protocolo de comunicação bluetooth - o grupo Di2 a um telemóvel ou tablet com o sistema operativo Android ou iOs. Precisaremos de um D-Fly (EW-Wu111/EW-WU101) e um cabo de conexão com 5 cm de comprimento (EW-SD50). É aconselhável, para colocar e retirar os cabos e para rever as conexões, utilizar o TL-EW02. 

O melhor lugar para o instalar é no interior do tubo de selim, logo a seguir à bateria e protegido para que não se mova. Nas versões mais antigas ou naquelas com a bateria à vista, também é possível instalar no exterior do quadro. A instalação não é complicada, mas para evitar danificar algum componente é recomendável ir a uma loja Shimano Service Center e, se necessário, contatar o distribuidor oficial em Portugal, a Sociedade Comercial do Vouga.

Também podemos conectar por Bluetooth ou ANT+ o D-Fly a um ciclocomputador compatível para poder controlar algumas das suas funções com os botões da parte superior das manetes, ou visualizar no ecrã o nível de carga da bateria, a desmultiplicação usada... Para atualizar o firmware dos componentes de um grupo Di2 é preferível utilizar o carregador (ref. SM-BCR2) e conetá-lo a um computador com o E-Tube Project instalado, já que a conexão por cabo é mais fiável do que a sem fios. 

APLICAÇÃO E-TUBE PROJECT PARA TELEMÓVEIS OU TABLETS

Para sistemas operativos Android, a aplicação encontra-se disponível na Play Store e para iOS, na App Store. É gratuita. A versão mais recente para computadores, a V4, tem uma estética e funcionamento muito parecida à do telemóvel. 

IMPORTANTE: quando estiver a enviar ou a receber dados, não convém desconetar nenhum cabo dos componentes Di2, nem apagar o telemóvel ou tablet. Também não convém deixar que o telemóvel entre em modo off, após algum tempo em inatividade ou em modo de suspensão. Após descarregar o E-Tube Project, temos de ativar o bluetooth no telemóvel, abrir a aplicação e clicar no Conetar bicicleta ou medidor de potência no menú Começar. Depois pressionamos brevemente no botão da central para começar a ligação e para confirmar irá acender intermitentemente um led vermelho ou verde. Na aplicação devemos clicar em Ok na opção EW-WU111 ou EW-WU101, e após alguns segundos estaremos conetados e poderemos aceder ao menú principal. Se desejarmos mudar a password, por defeito é 000000.

 

 

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