comitium

Atualiza, configura e personaliza, passo a passo, o teu grupo Shimano Di2

Carregar a bateria e comprovar o nível restante são funções básicas que todos os que têm Di2 conhecem. Mas a lista de opções restantes é enorme e desconhecê-las impossibilita-nos de tirar partido de todas as potencialidades dos grupos eletrónicos Shimano.

José Gisbert

Atualiza, configura e personaliza, passo a passo, o teu grupo Shimano Di2
Atualiza, configura e personaliza, passo a passo, o teu grupo Shimano Di2

O primeiro grupo Shimano Di2 - Digital Integrated Intelligence - foi estreado em 2009 como opção ao topo de gama Dura Ace, denominadao série 7970. Dois anos depois, o segundo grupo na hierarquia da marca - o Ultegra - também já dispunha de uma versão Di2 bastante melhorada face à original. Em 2013, com a série Dura Ace 9070, já era possível - através da aplicação E-Tube - configurar por computador as funções dos desviadores. A aplicação para Android ou iOS chegou em 2017, já não necessitando de cabos para a conexão. 

shimano grupo di2 2 790x454
 

FUNÇÕES BÁSICAS E AJUSTES

bloque 1 01 leva cambio
 

1. Se mantivermos acionada uma das manetes de mudanças, na central de comando vai-se acender um led junto ao símbolo da bateria indicando a carga: verde permanente (50 a 100%), verde intermitente (25 a 50%), vermelho permanente (menos de 25%) e vermelho intermitente (quase a esgotar).

bloque 1 02 verde y rojo
 

2. Depois de mostrar a carga restante, indica-nos com os dois leds que modo estamos a usar (manual, sincronizado ou semi-sincronizado). Podemos personalizar na aplicação E-Tube Project no computador, telemóvel ou tablet.

bloque 1 03
 

3. Para selecionar o modo de desmultiplicação, temos de clicar com rapidez duas vezes no botão da central. Se se acenderem os dois leds uma vez, teremos escolhido o modo manual; duas vezes, o modo sincronizado 1; e três vezes, o modo sincronizado 2.

bloque 1 04 rojo
 

4. Podemos ajustar com precisão o desviador traseiro, inclusive quando rolamos, basta clicar no botão da central dois segundos até se acender um led vermelho por cima do ícone "+-", que confirma que entrámos no modo de ajuste.

bloque 1 05 cambio trasero
 

5. Depois, temos de acionar as manetes do lado direito: a que desce os carretos desloca o desviador para o lado exterior e a que sobe os carretos, para o interior. Para guardar as alterações, temos de manter o dedo no botão da central até que o led vermelho se apague. 

bloque 1 06 plato pequeno
 

6. Para ajustar o desviador dianteiro, temos de colocar a corrente no carreto maior e no prato pequeno. Depois temos de entrar no modo de ajuste, clicar duas vezes no botão - o led vermelho do simbolo da bateria irá ficar intermitente - e com os botões da manete esquerda regulamos a posição. 

bloque 1 07 plato grande
 

7. Também podemos ajustar o desviador dianteiro no prato grande, mas neste caso devemos colocar o prato e o carreto grandes. Para guardar as alterações que fizemos, temos de clicar no botão da central até que se apaguem os dois leds vermelhos.

bloque 1 08 corona pequena
 

8. Se o desviador traseiro receber uma pancada forte, a corrente descerá para o carreto mais pequeno e o sistema entrará no "crash mode" para evitar, se o dropout ficar torto, que possamos subir os carretos, impossibilitando que possamos danificar os raios. 

bloque 1 09 crash
 

9. Para que volte a funcionar - após endireitar o dropout, caso este tenha ficado torto - temos de clicar no botão durante 5 segundos até que o led vermelho fique intermitente. Depois temos de fazer a pedaleira girar para que o desviador suba para o carreto maior e volte a descer até ao pequeno. A partir desse momento já podemos voltar a usar a bicicleta.

E-TUBE PROJECT (PARA O COMPUTADOR) 

bloque 2 01 inicio
 

1. Primeiro, é preciso descarregar o E-Tube Project no site da Shimano. Utilizámos a versão mais recente, a V4, com uma estética que faz lembrar as aplicações para telemóvel e com uma utilização mais intuitiva do que a versão anterior. 

bloque 2 02 cargador 2 790x454
 

2. Após iniciar a aplicação, temos de conetar o computador à central do grupo utilizando o carregador (SM-BRC2). Convém salientar que não devemos desconetar nenhum cabo nem apagar o computador enquanto o programa estiver aberto. 

bloque 2 03 actualizar 1 2 790x454
 

3. Depois de reconhecer a unidade Di2, já podemos utilizar as diferentes funções da aplicação. Na janela Atualizar são mostrados os componentes Di2 conectados, e clicando em cada um deles, atualizaremos o seu firmware.

bloque 2 04 personalizar 1 2 790x454
 

4. Em Personalizar, podemos encontrar o Synchronized Shift, no qual devemos colocar os dentes dos nossos pratos - FC -, da cassete - CS - e a velocidade dos desviadores automáticos. No modo Seguinte, podemos modificar os modos de mudanças automáticas - S1 e S2 -.

bloque 2 05 personalizar 2 2 790x454
 

5. Com o Synchronized Shif, o sistema mudará de prato automaticamente para não cruzar a corrente. Podemos escolher com que carreto desejamos que mude para o prato grande ou pequeno. O Semi-synchronized Shift compensa as nossas mudanças de prato subindo ou descendo os carretos. 

bloque 2 06 personalizar 3
 

6. Ao ativarmos a opção Modo de desmultiplicação múltipla, possibilitaremos que mude mais de um carreto se carregarmos prolongadamente no botão da manete. Podemos escolher a velocidade e o limite de carretos. O Interruptor permite modificar as funções dos botões das manetes.

bloque 2 07 personalizar 4
 

7. Os botões da parte superior da manete que estão escondidos debaixo da borracha - podem assumir a função de manipular ciclocomputaores compatíveis, ou para subir/descer carretos quando colocamos as mãos na parte mais elevada da manete.

bloque 2 08 mantenimiento
 

8. Na janela Manutenção podemos utilizar as suas funções apenas e só se estivermos conetados a uma unidade SM-PCE1 ou SM-PCE02. Inclui funções para e-bikes, comprovar erros no sistema ou ajustes precisos do desviador traseiro e dianteiro. 

bloque 2 09 ajuste
 

9. Quanto à quarta e última secção, a de Ajuste e Ajuda, permite configurar a aplicação, permitindo-nos fazer o registo como utilizadores para podermos iniciar a sessão, consultar o manual online no site da Shimano, ver os guias de ajuda, etc.

bloque 2 10 por defecto
 

10. Se clicarmos no simbolo do relógio rodeado de uma flecha, aplicaremos as opções por defeito do menu em que nos encontrarmos nesse preciso momento. E para guardar as modificações, temos de clicar em Aplicar (Enter). 

bloque 2 11 desconectar
 

11  Antes de desconetar os cabos que unem a central ao computador, temos de clicar em Desconetar, que está situado na parte superior da aplicação, no lado esquerdo. Se não o fizermos, não garantimos que as mudanças que fizeste ficam guardadas.

D-FLY

Com o módulo wireless Shimano D-Fly podemos conetar sem fios - com o protocolo de comunicação bluetooth - o grupo Di2 a um telemóvel ou tablet com o sistema operativo Android ou iOs. Precisaremos de um D-Fly (EW-Wu111/EW-WU101) e um cabo de conexão com 5 cm de comprimento (EW-SD50). É aconselhável, para colocar e retirar os cabos e para rever as conexões, utilizar o TL-EW02. 

O melhor lugar para o instalar é no interior do tubo de selim, logo a seguir à bateria e protegido para que não se mova. Nas versões mais antigas ou naquelas com a bateria à vista, também é possível instalar no exterior do quadro. A instalação não é complicada, mas para evitar danificar algum componente é recomendável ir a uma loja Shimano Service Center e, se necessário, contatar o distribuidor oficial em Portugal, a Sociedade Comercial do Vouga.

Também podemos conectar por Bluetooth ou ANT+ o D-Fly a um ciclocomputador compatível para poder controlar algumas das suas funções com os botões da parte superior das manetes, ou visualizar no ecrã o nível de carga da bateria, a desmultiplicação usada... Para atualizar o firmware dos componentes de um grupo Di2 é preferível utilizar o carregador (ref. SM-BCR2) e conetá-lo a um computador com o E-Tube Project instalado, já que a conexão por cabo é mais fiável do que a sem fios. 

APLICAÇÃO E-TUBE PROJECT PARA TELEMÓVEIS OU TABLETS

Para sistemas operativos Android, a aplicação encontra-se disponível na Play Store e para iOS, na App Store. É gratuita. A versão mais recente para computadores, a V4, tem uma estética e funcionamento muito parecida à do telemóvel. 

IMPORTANTE: quando estiver a enviar ou a receber dados, não convém desconetar nenhum cabo dos componentes Di2, nem apagar o telemóvel ou tablet. Também não convém deixar que o telemóvel entre em modo off, após algum tempo em inatividade ou em modo de suspensão. Após descarregar o E-Tube Project, temos de ativar o bluetooth no telemóvel, abrir a aplicação e clicar no Conetar bicicleta ou medidor de potência no menú Começar. Depois pressionamos brevemente no botão da central para começar a ligação e para confirmar irá acender intermitentemente um led vermelho ou verde. Na aplicação devemos clicar em Ok na opção EW-WU111 ou EW-WU101, e após alguns segundos estaremos conetados e poderemos aceder ao menú principal. Se desejarmos mudar a password, por defeito é 000000.

aplicacion e tube
 

 

Arquivado em:

Mais de 9.000 km com o Shimano XT M8100

Relacionado

Mais de 9.000 km com o Shimano XT M8100

Shimano Deore 12v e SRAM XX1 Eagle ganham a categoria Inovação do Ano 2021 em Portugal

Relacionado

Shimano Deore 12v e SRAM XX1 Eagle ganham a categoria Inovação do Ano 2021 em Portugal

Teste pedais Shimano Deore XT (PD-M8020)

Relacionado

Teste pedais Shimano Deore XT (PD-M8020)

Os melhores videos