FERRAMENTAS
Para esta manutenção só precisamos de alguns acessórios básicos que todos temos em casa:
1. Chave de fendas. Com a qual iremos retirar a sujidade mais incrustada.
2. Alicates. Os Clever são especiais para elos rápidos, mas podes usar uns convencionais.
3. Trapo. Um pano velho é sempre essencial em qualquer limpeza.
4. Escova. Optámos por uma de lavar os dentes, mas podes usar outra qualquer.
A nossa recomendação é limpar sempre a corrente antes de sair de bicicleta, escovar a sujidade pelo menos uma vez por semana ou a cada 150 km, e mudar a corrente a cada 1.500-2.000 km. Se mantivermos a transmissão limpa a maior parte do tempo possível, o gasto económico na transmissão reduz-se às periódicas mudanças de corrente (que custam cerca de 30€), e quando for necessário, a cassete ou as cremalheiras. Se não o fizermos, podemos depararmo-nos com a desagradável surpresa de que a corrente comece a saltar. Mais vale prevenir, do que remediar.
PASSO A PASSO…
1. Utiliza o elo rápido para abrir a corrente.
2. Retira a roda traseira para ganhar espaço de manobra.
3. Utiliza uma chave de fendas ou uma ferramenta similar para retirar a sujidade mais aderente, sobretudo nas roldanas.
4. Com a escova, elimina até à última partícula de sujidade.
5. Utiliza o pano para limpar a sujidade mais fina. Não te esqueças de limpar bem todas as partes por onde a corrente passa.
6. Faz o mesmo na cremalheira. Certifica-te de que todos os dentes e zonas da cremalheira e cranques ficam limpos.
7. Utiliza o pano para voltares a dar brilho à tua transmissão.
8. Agora chegou o momento mais "chato": a limpeza da corrente. Vais ter de a limpar elo por elo, tanto na parte interna como externa.
9. Na cassete, limpa primeiro com a escova a partir do carreto pequeno até chegares ao grande. Limpa com cuidado evitando que a sujidade chegue ao disco. Depois limpa com um pano entre cada carreto.
10. Agora já podes montar novamente a corrente, e não te esqueças de que esta deve passar de modo diferenciado nas roldanas.
11. Certifica-te de que o elo rápido fica bem fechado. Há um truque para o fechar: coloca-o por cima da zona da escora, trava a roda traseira e dá uma pedalada (com a mão). Verás que fica imediatamente encaixado.