comitium

Teste kit de limpeza Bontrager

A Bontrager é uma das melhores marcas de acessórios, vestuário e componentes à venda no nosso país. Desta vez testámos os produtos de limpeza e lubrificação.

Teste kit de limpeza Bontrager
Teste kit de limpeza Bontrager

Ao longo dos anos já testámos inúmeros produtos da Bontrager e a cada novo ano, há melhorias substanciais e novas tecnologias. Exemplo disso são as suas rodas, consideradas das melhores do mundo, os pneus, o vestuário e mesmo os periféricos.

Desta vez testámos alguns produtos de limpeza de bicicletas e, apesar de anteriormente desconhecermos esta gama, ficámos agradavelmente surpreendidos.

DESENGORDURANTE

Este desengordurante com aroma a citrinos é dos melhores que vais encontrar à venda no mercado, e acredita que ao longo destes vinte anos já testámos centenas de produtos destes. É especialmente útil em todas as peças da transmissão (corrente, desviadores, cassete, etc), e como a sua fórmula é específica para bicicletas, pode ser aplicado mesmo em zonas e peças que contenham partes de plástico. Alguns produtos desengordurantes, especialmente os mais baratos, não são específicos para bicicletas. As suas fórmulas são genéricas (industriais), sendo altamente prejudiciais em peças de borracha, plástico e em contacto com carbono mate. Portanto devem ser evitados. No caso da fórmula deste produto da Bontrager, é de elevadíssimo nível, realmente específico para bicicletas (sobretudo transmissões), mas como o seu composto não inclui contaminantes, até podes diluir um pouco em água e usar como produto de limpeza para toda a bicicleta. É claramente um produto muito eficaz, à venda numa embalagem de 473 ml e que deixa a transmissão a brilhar. O único senão é o sistema de trinco do bocal. É difícil de desbloquear e requer alguma paciência. Gostámos também da neutralidade em termos de ph da sua fórmula, o que evita danificar a cor, por exemplo, dos componentes ou dos quadros de carbono, sobretudo os mate. A embalagem custa 17,49 euros.

Teste kit de limpeza Bontrager

 

DETERGENTE

Por 12,99 euros, podemos adquirir este detergente de lavagem da bicicleta numa generosa embalagem com 946 ml. Tem um aroma muito agradável a cereja, mas a característica que mais sobressai neste detergente é realmente a sua capacidade de eliminação de detritos. Como também tem uma fórmula específica, podes aplicar em toda a bicicleta, incluindo rodas, transmissão, pneus e mesmo no calçado. O ideal é aplicar o produto, esperar um pouco (para fazer efeito e amolecer a sujidade), esfregar com uma escova as zonas mais sujas, passar por água e voilà! A bicicleta fica a brilhar e a cheirar a cereja. Em sujidades mais entranhadas poderás ter de passar novamente com a escova, mas o resultado final nos nossos testes superou sempre as expetativas. E acredita que não existem no mercado assim tantos produtos de qualidade que possam ser usados sem grandes preocupações como este em toda a bicicleta. Basta borrifar a bicicleta toda e deixar atuar. Contudo, tal como no desengordurante, o calcanhar de Aquiles deste produto é o seu sistema de fecho. É de difícil rotação, mas uma vez escolhido o modo de spray, é muito eficaz. E, claro, não danifica peças de borracha, plástico nem pinturas específicas, como o mate.

Teste kit de limpeza Bontrager

 

ABRILHANTADOR

Apesar de o detergente deixar a bicicleta a brilhar após a aplicação e posterior lavagem, caso queiras deixar aquele "toque a novo", podes aplicar este abrilhantador da Bontrager. É vendido numa embalagem de 355 ml, custa 11,99 euros e tem um aroma a uva. A marca alega que é compatível com todo o tipo de pinturas, contudo recomendamos alguma precaução caso o teu quadro possua uma pintura mate. O ideal é experimentar primeiro, aplicando um pouco de produto num pano e esfregando ligeiramente numa parte inferior do quadro (por exemplo, debaixo do BB), para certificar que a pintura não fica degradada. Deixa atuar de um dia para o outro e confirma novamente se a cor está em conformidade (o normal é ficar mais vistosa, mas não com manchas). Nos restantes quadros e pinturas metalizadas não precisas de te preocupar e podes aplicar à vontade, pois o efeito é lustroso, imaculado, mas sem ser pegajoso ou escorregadio. Não recomendamos a aplicação do spray diretamente na bicicleta, mas sim num pano de microfibra, para um resultado mais homogéneo. E evita aplicar nos discos, transmissão, selim, pedais e punhos.

Teste kit de limpeza Bontrager

 

LUBRIFICANTE

Numa altura em que a maioria das marcas de lubrificantes aposta em produtos segmentados para cada estação do ano, a Bontrager produziu um lubrificante neutro que cumpre o seu papel em todas as estações. Estamos a testá-lo há meses, tanto em BTT como em estrada e na realidade é um produto eficaz que não atrai detritos, não "besunta" a transmissão com excesso de lubrificação e que - se aplicado corretamente - deixa a corrente pronta para as agruras do ciclismo, funcionando suavemente. A embalagem tem 118 ml, custa 9,99 euros e o bocal de abertura permite dosear a quantidade debitada. O preço pode à primeira vista parecer elevado, mas se tivermos em conta a quantidade de produto na embalagem, a qualidade da fórmula e o doseador (que ajuda a evitar colocar lubrificante em excesso), claramente vemos que a relação qualidade/preço é excelente.

Teste kit de limpeza Bontrager

 

Clica em aqui para conheceres toda a gama.

Arquivado em:

Pedais Shimano M8120

Relacionado

TESTE: pedais Shimano M8120

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Relacionado

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Teste: sapatos de gravel Shimano RX8

Relacionado

Teste: sapatos de gravel Shimano RX8

Teste capacete Trek Starvos

Relacionado

Teste capacete Trek Starvos

Os melhores videos