Especial eBIKE: como prolongar a vida da bateria da tua bicicleta

Se mantiveres a tua bicicleta elétrica parada durante algum tempo, o melhor é que a bateria não esteja descarregada nem com a carga a 100%.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
Especial eBIKE: como prolongar a vida da bateria da tua bicicleta
Especial eBIKE: como prolongar a vida da bateria da tua bicicleta

Tal como acontece com a bateria de qualquer dispositivo eletrónico, as baterias das bicicletas elétricas se não forem utilizadas deterioram-se, por isso é necessário conservá-las em bom estado. Segue estes conselhos:

Sobretudo, não deves deixar nem a bateria completamente sem carga nem totalmente carregada. O ideal é ficar entre os 50 e os 70%. Podes comprovar isto vendo os LEDs que indicam o estado da carga.

Se a bicicleta vai ficar parada vários meses, é recomendável revê-la de dois em dois meses para confirmar que se encontra com esse nível de carga, pois mesmo não estando a ser utilizada, vai descarregando a pouco e pouco e pode ser necessário recarregar durante alguns minutos.

Se tiveres a possibilidade, o melhor é desmontá-la da bicicleta e armazená-la num lugar fresco e seco, pois as temperaturas extremas não são convenientes em termos de durabilidade.

Poderás ler estes e outros conselhos na revista portuguesa eBIKE, dedicada a cem por cento ao mundo das bicicletas elétricas. A próxima edição estará nas bancas em julho. Entretanto podes ir lendo a edição nº2 da revista em versão papel (clica aqui) ou digital (clica aqui)