Que dor indica um selim muito alto ou baixo?

Há dois tipos de dor muito caraterísticos que surgem quando tens o selim demasiado alto ou baixo.
Revista BIKE -
Que dor indica um selim muito alto ou baixo?
Que dor indica um selim muito alto ou baixo?

Infelizmente ainda se veem muitos ciclistas com a altura do selim mal regulada. Sabias que uma má afinação do selim pode causar dores? E que se não corrigires a tempo podes originar lesões na zona do joelho? Mencionamos dois dos mais comuns tipos de dor que podem surgir: identificas-te com algum?

» Se tens dor na parte frontal do joelho pode dever-se a um selim baixo. A flexão excessiva (ângulo fechado) produz demasiada pressão na rótula e pode inclusive resultar numa tendinite. Em termos de eficácia, significa que não consegues usar toda a potência dos teus músculos na fase alta do pedal (entre as 12h e 15h se pensares no movimento da pedalada como um relógio).

» Se a tua dor é na parte traseira do joelho (músculo poplíteo), pode ser resultado de um selim muito alto, causando uma hiperextensão da musculatura posterior da perna. É quando vês alguém a pedalar com a anca a balançar de um lado para o outro porque a perna, mesmo esticada, não chega à zona baixa da pedalada (zona das 6h no "relógio) e, por conseguinte, os músculos já nem produzem potência por não se conseguirem contrair. 

Como vês, não se trata apenas da tua saúde mas também da tua performance. Nem sempre mais (alto ou baixo) significa melhor.