» FERRAMENTAS
1. Óleo de suspensão/amortecedor. Os óleos com Teflon também servem.
2. Bomba de suspensão. Para ajustar as pressões da suspensão e/ou amortecedor; lembra-te de que não serve uma bomba qualquer. Tem de ser uma específica.
3. Pano. Sim, é importante.
» PASSO A PASSO...
1. Localiza a válvula de ar para poder ajustar a pré-carga. Em todas as suspensões está localizada na parte superior, debaixo de uma tampa.
2. Quando localizares a válvula, enrosca a bomba de suspensão na totalidade, à mão. Lembra-te de que tens de utilizar uma bomba de alta pressão específica, que debita pouco volume em cada bombada. Se utilizares um compressor ou uma bomba de oficina poderás danificar gravemente o sistema.
3. Quando segurares a bomba tenta não pressionar o botão de escape: esse botão, no fundo é a válvula de descarga para esvaziar a pressão caso seja necessário.
4. Adiciona a pressão que precisares para encontrar o sag adequado. Usa o botão de descarga para corrigir.
5. Procura manter as baínhas da suspensão limpas, pois são um elemento que entra e sai constantemente, sendo submetidas a fricções permanentemente.
6. O mesmo acontece com os retentores. Elimina toda a sujidade e revê o seu estado.
7. Para lubrificar as baínhas podes usar o mesmo óleo de suspensão que usas no interior da mesma. Se preferires utiliza óleo com Teflon.
8. Impregna a baínha, mas não coloques uma quantidade excessiva de óleo, já que acabaria por atrair pó e outras sujidades, formando uma massa de gordura.
9. Antes de saires para a tua volta de bicicleta certifica-te de que a pressão é a correta. Algumas suspensões têm um anel de borracha que ajuda a medir e a confirmar se a pressão é a ideal.
10. A plataforma de pedalada ou o bloqueio é ativado com um botão que costuma ser de cor azul. O dourado regula a plataforma.
11. A recuperação costuma estar representada através de um botão de cor vermelha na parte inferior da jarra.
12. A Rock Shox inclui uma tabela de pressões recomendadas para os distintos pesos dos utilizadores. É muito útil para o primeiro ajuste.
E SE A MINHA SUSPENSÃO FOR DE MOLAS? Hoje em dia a maioria das suspensões funcionam com ar, mas ainda há no mercado muitas bicicletas com suspensões com molas, em que o elemento que sustenta é uma mola helicoidal e não uma câmara de ar. Na verdade, isto facilita as coisas quando é necessário ajustar a pré-carga, pois basta rodar o botão para um lado ou para o outro para o efeito ser visível.