A que altura devo colocar o guiador?

Alguns atletas profissionais usam o avanço invertido. Será que todos devemos usar assim?
Carlos Pinto
A que altura devo colocar o guiador?
A que altura devo colocar o guiador?

As bicicletas normalmente são vendidas com espaçadores debaixo do avanço, o que permite variar a altura do guiador (podemos colocar esses espaçadores em cima ou em baixo do avanço). Se fizermos essa alteração, podemos mudar consideravelmente o comportamento da bicicleta: A que altura devo colocar o guiador?

Com um guiador alto, nas descidas a bicicleta fica mais fácil de conduzir ao colocar menos peso na roda dianteira, embora perca alguma aderência. Além disso, em subidas complicadas com inclinações grandes perde aprumo e a condução é menos cuidada.

Pelo contrário, quanto mais baixo estiver o guiador mais peso suportarão as mãos e a bicicleta ficará menos manejável em descidas e existe mais risco de sermos "cuspidos" da bicicleta. Por outro lado, melhoraremos nas subidas e, ao exercer mais pressão contra o solo, obteremos mais aderência na roda dianteira. Alguns atletas profissionais de XC costumam usar o avanço invertido para procurar uma eficiência mais elevada, mas não é recomendável numa utilização normal e não competitiva, já que requer muita força física e está pensado para o máximo rendimento em competição.

O ideal é procurar um meio termo e, com o selim na altura correta, devemos verificar a diferença de altura entre o guiador e o selim. O mais simples é medir a distância desde a parte central do selim até ao solo e depois medir desde a parte de cima do punho do guiador ao solo. Por exemplo, se o selim está a 107 cm do solo e o guiador está a 104 cm, a altura do guiador é de -3 cm. Esta diferença depende do tipo de uso e do teu gosto pessoal, mas podemos ter esta norma em mente. A que altura devo colocar o guiador?

Logo que saibas quantos espaçadores precisas, corta o excesso do tubo da direção. Assim melhorarás a estética da bicicleta e retirarás algum peso.