Estas curvas mais estreitas e apertadas, muitas vezes com algum tipo de berma, devem ser abordadas com menos velocidade até dominarmos bem a técnica. Quando curvamos no "relevé", a bicicleta inclina-se com mais facilidade, no entanto é preciso controlarmos o seu posicionamento, utilizar corretamente o peso do corpo e definir bem a trajetória que queremos. E para ter o peso bem distribuído, deves ir com os pés numa posição específica. Se estamos a curvar para a esquerda, o pé da esquerda deve estar elevado e se curvarmos para a direita, o pé da direita deve estar na posição mais elevada.
1 - Nas primeiras vezes, faz a aproximação com pouca velocidade. Direciona a roda da frente para a zona onde vês que a curva tem algum tipo de berma(normalmente, a meia altura). Distribui o peso do corpo pelas duas rodas, colocando-te em pé e com os pés ao mesmo nível.
2 - Ao chegares à zona mais apertada da curva, vais sentir o teu peso a ir contra a bike (como se tivesses a esmagar os pedais) e contra a parede da curva. As suspensões comprimem e deves levar braços e pernas pouco flectidos para que tenhas espaço de manobra para absorver essa inércia. Ajuda com a cabeça a direcionar o teu corpo: inclina-a para o interior da curva e verás que o teu corpo também se inclina e ajuda a "puxar" a bike para a trajetória certa.
3 - Nesta altura deves puxar o guiador para ti (quanto mais depressa fores mais puxas) e passar o teu peso um pouco para trás, de modo a que a frente possa terminar a curva e para que não saias em frente antes de terminar a curva ou relevé. É importante visualizares a saida da curva pois, como sabes, para onde olhamos é, quase sempre, para onde vamos!
Treina a abordagem a diferentes velocidades e vai ganhando confiança e técnica progessivamente. Boas curvas!