Dicas e Truques

7 dicas para que a lama não acabe com a tua bicicleta

Fazer uma boa manutenção da bicicleta é o segredo para a durabilidade dos componentes, especialmente em tempo chuvoso.

Jorge López

3 minutos

7 dicas para que a lama não acabe com a tua bicicleta
A lama pode ser o pior inimigo da tua bicicleta. Segue estes passos e aumenta a durabilidade da tua transmissão, entre outros componentes. 

 

1. PEDAIS

Geralmente é das tarefas mais aborrecidas com que nos podemos deparar. Se usas pedais automáticos sabes de antemão que estes têm tendência para ficarem cheios de lama, dificultando o encaixe dos cleats. Se usas pedais de plataforma, estes podem converter-se numa autêntica pista de patinagem. Existe solução? Bem, existem alguns truques. Se usas pedais automáticos, procura modelos que tenham mais espaço para a evacuação da lama. E se utilizas pedais de plataforma certifica-te de que têm pinos para que os sapatos agarrem o melhor possível. Neste caso a tua própria experiência determinará com quais te sentes mais confortável.

2. SECA BEM A BICICLETA

Se já fizeste tudo o que estava ao teu alcance, como colocar o guardalamas no seu devido sítio, bem como uma lavagem como deve de ser, deves depois comprovar se a corrente está oxidada, se os travões chiam e se o pedaleiro ou a direção estão um pouco empenadas. Geralmente isto acontece porque nos esquecemos de secar convenientemente a bicicleta nas zonas mais críticas. Uma limpeza nunca está completa até que tudo esteja bem seco e lubrificado. Arranja um pano absorvente e aplica-te neste passo. A oxidação é sempre sinónimo de um mau funcionamento. 

3. CABLAGEM

O tato das mudanças (se não forem eletrónicas) e dos travões poderá ficar seriamente comprometido devido à lama. Uma limpeza frequente na temporada de chuva é altamente recomendada. E uma desmontagem e lubrificação periódica quando notamos que a transmissão perde alguma eficácia é algo a que iremos dar valor quando voltarmos a andar. Faz uma diferença enorme!

4. LAVAGEM CUIDADA

Finalizada a nossa jornada é provável que pensemos em tomar um bom banho e ingerir uma bela refeição acompanhada por uma cerveja. Mas é melhor pensares duas vezes... Jamais deves deixar a bicicleta com uma camada de lama que se note na transmissão e travões (principalmente). Uma mangueirada com pouca pressão e evitando os rolamentos demora apenas 5 minutos e evitará problemas futuros, incluindo despesas acrescidas. Se optarmos por uma lavagem com água à pressão (numa gasolineira, por exemplo), nunca devemos aproximar a pistola a menos de 50 cm. Insiste nas zonas críticas como o pedaleiro, os desviadores e a direção. E não te esqueças da parte de baixo do tubo diagonal, pois costuma acumular bastantes detritos. 

5. LUBRIFICAÇÃO

Isto também nos acontece. Por vezes pensamos: "bem, isto aguenta até à próxima volta". Mas não é bem assim. Lubrificar é o único "alimento" que a bicicleta nos pede e uma correta lubrificação é o segredo para um bom funcionamento. A corrente é o elemento principal e o que sofre uma maior perda, pelo que é necessário lubrificá-la antes de cada saída e após cada lavagem. O desviador traseiro também precisa da sua "ração de comida" de vez em quando. Outros elementos como a direção, os cubos, os rolamentos e o eixo pedaleiro devem ser lubrificados (com massa específica) com maior periodicidade, mas também são igualmente importantes. Se não sabes (ou não queres) desmontar estes componentes, podes ir a uma loja especializada, pois é uma tarefa barata e realmemte importante. 

6. FERRAMENTAS

Por último, já deves saber que existem ferramentas específicas para a limpeza da bicicleta que são muito úteis quando existe lama no meio da equação. Uma boa escova para limpar a zona da cassete ou um kit de limpeza da corrente são baratos e tornam-nos a vida muito mais simples. Investe em diversão e poupa tempo e dinheiro. 

7. TRAVÕES

Os travões perdem alguma da sua eficácia com a água e lama. Além de limpá-los bem após terminarmos a nossa volta damos aqui um conselho que é especialmente útil para quem quer um funcionamento otimizado. Em regra as pinças de travão vêm montadas com pastilhas orgânicas. Podemos perguntar na nossa loja preferida quanto custam umas metálicas ou semi-metálicas. Em determinados momentos são um pouco mais ruidosas, mas oferecem um tato muito mais direto. 

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