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Volta ao Algarve 2025 gerou retorno de 36,5 milhões de euros

Segundo um estudo da Universidade do Algarve e da Cision, o impacto global da 51ª edição da Volta ao Algarve foi de 36,5 milhões de euros, o valor mais alto até agora. No estudo, foram analisados aspetos económicos, turísticos e mediáticos.

FPC. Foto: Paulo Maria / FPC

Volta ao Algarve 2025 gerou retorno de 36,5 milhões de euros
Volta ao Algarve 2025 gerou retorno de 36,5 milhões de euros

Segundo o estudo realizado pela Universidade do Algarve, o impacto direto na economia regional ascendeu 8,6 milhões de euros, resultado das despesas dos visitantes nacionais e estrangeiros, das equipas participantes e de todo o fluxo económico gerado durante os cinco dias de competição. A este valor soma-se um impacto mediático estimado em 27,9 milhões de euros, resultante da forte presença da prova nos media nacionais e internacionais.

De acordo com a Cision, a Volta ao Algarve registou 1.525 notícias nos Media, mais 12% do que em 2024, e acumulou 56,9 milhões de impressões — um crescimento de 38%. O estudo contabilizou ainda 43 horas de transmissão televisiva e radiofónica, bem como 127 spots publicitários, avaliados em mais de 3,5 milhões de euros.

No plano internacional, a prova foi transmitida para 78 países, com um alcance de 4,8 milhões de lares através dos canais Eurosport 1 e 2, e presença adicional nas plataformas digitais HBO Max, Max e Discovery+. Nas redes sociais, a Volta ao Algarve ultrapassou 4,5 milhões de impressões somando Facebook, Instagram e Twitter, com um tráfego superior a 690 mil page views no site oficial da prova.

Por sua vez, o estudo realizado pela Universidade do Algarve revela que 21,3% do público era estrangeiro, sobretudo oriundo do Reino Unido, Bélgica e Países Baixos (top 3). Entre os visitantes nacionais, destaca-se o peso da região de Lisboa e Vale do Tejo (48,1%).

A adesão e avaliação do evento foram igualmente expressivas:
 
• 87,9% dos adeptos classificaram a prova como Boa ou Muito Boa.
• 96% recomendariam a Volta ao Algarve a amigos ou familiares.
• 91% dos residentes apoiam a realização anual do evento.
 

O estudo demonstra ainda a capacidade da prova para atrair turistas fora da época alta: 69,1% dos visitantes manifestam intenção de regressar ao Algarve no inverno e 59,7% no verão.

MARCA ALGARVE COM RETORNO SUPERIOR A 24 MILHÕES DE EUROS

A marca “Algarve” foi o principal beneficiário da exposição mediática da prova, acumulando um retorno de 24,3 milhões de euros. Entre os municípios que fizeram parte do percurso, destacam-se Loulé (5,7M€), Lagos (4,46M€), Monchique (4,26M€), Portimão (3,61M€) e Lagoa (3,39M€).

Com 25 equipas presentes, incluindo 13 World Teams, a Volta ao Algarve consolida-se como uma das competições de referência no arranque do calendário internacional. A avaliação feita pelas equipas internacionais revela uma perceção muito positiva da organização, acessibilidade, condições de prova e valor competitivo da corrida.

A 52ª edição da Volta ao Algarve está agendada para os dias 18 a 22 de fevereiro de 2026, mantendo o formato de cinco etapas.

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