Participar num Mediofondo oum Granfondo é uma experiência que pode ser uma decepção tremenda ou uma alegria contagiosa. Ficaste confuso? Nós explicamos! Os Granfondos e os Mediofondos envolvem a participação de centenas ou milhares de pessoas, com comportamentos distintos e convém estar preparado para tudo, tanto pelo lado positivo como negativo.
De modo a teres a noção daquilo que vais encontrar, deixamos neste artigo algumas dicas que poderão retirar alguma ansiedade e, sobretudo, te poderão ajudar a preparar o evento com tempo, aproveitando ao máximo a experiência. Estas são as nossas dicas.
- Antes de te inscreveres em qualquer evento - quer seja um Mediofondo, quer seja um Granfondo - deves fazer uma preparação física adequada, com uma base específica - vários meses a pedalar a baixa e média intensidade durante várias horas - e sugerimos adicionar algumas mudanças de ritmo para não seres apanhado desprevenido. Se participares num Mediofondo, deves estar mais do que habituado a rolar três horas e meia e se o teu objetivo é optar pelo Granfondo, o teu corpo deve estar preparado para pedalar durante pelo menos cinco a sete horas seguidas. Treina muitas subidas, esse é o grande segredo.
- Tens de estar habituado a comer e beber em andamento, caso contrário, a fadiga aparecerá mais rapidamente. Treina este aspeto, experimentando produtos diferentes (barras e géis).
- Alguns Granfondos esgotam em poucos dias, por isso planeia com antecedência e inscreve-te atempadamente. Confirma as distâncias e os acumulados de subida. Opta por aqueles em que sentes que consegues concluir com alguma folga física. Excepto, claro, se tiveres preparação adequada e fores lutar pela vitória.
- Caso o evento decorra a mais de 100 km, sugerimos que marques alojamento nas imediações. Por experiência própria, recomendamos vivamente que marques alojamento com bastante antecedência: é mais barato, garantes reserva e evitas ansiedade.
- Por vezes, quando já não há hotéis ou pensões disponíveis, o alojamento local ou os estabelecimentos de turismo rural são opções a ter em conta.
- Confirma com vários dias de antecedência a previsão meteorológica e vai analisando diariamente a evolução. O clima extremo num evento destes requer cuidados adicionais, portanto convém estar precavido.
- Caso tenhas feito a inscrição, mas não tenhas pago na hora, vai verificando na plataforma de inscrições o prazo máximo de pagamento.
- Por vezes, quando não conseguimos vaga num Granfondo, ficamos tristes e angustiados. Mas por vezes surgem no Facebook (por exemplo, na página Granfondos) pessoas a vender ou a trocar inscrições por variados motivos. É sempre algo a ter em conta.
- Em todos os Granfondos há inúmeros furos e problemas mecânicos. Convém saberes remendar um furo, resolver problemas mecânicos, como uma corrente partida, um raio solto, etc. Treina em casa e familiariza-te com as ferramentas. O mínimo essencial é saber resolver um furo. Como é obvio, deves levar um kit anti furos e uma multi ferramenta.
- Se não pretendes lutar pelos lugares cimeiros, não partas nos primeiros 20 lugares. Geralmente após a partida, e apesar de haver um carro da organização nos metros ou quilómetros iniciais para controlar o andamento até ser oficializado o andamento livre, há muitos encontrões e alguns ciclistas adotam um comportamento agressivo. Essa atitutde acontece porque alguns querem a todo o custo passar por outros e chegar aos lugares cimeiros, o que por vezes provoca algumas quedas, troca de palavras mais azeda e situações que nada têm a ver com o ciclismo amador.
- Não arrisques andamentos para os quais não estás habituado. Andar em grupo num Granfondo ou Mediofondo é uma excelente opção, porque permite-te poupar alguma energia, mas se andares durante muito tempo acima do teu nível, vais acabar por pagar a fatura. É preferível escolher um grupo com um andamento semelhante ao teu ou ligeiramente superior.
- Não andes aos "S". Adota um andamento em linha reta e se tiveres de ultrapassar alguém, avisa sempre e confirma (olhando ligeiramente para trás) que podes passar.
- Nunca deites detritos fora na via pública. Guarda no bolso e nas zonas de abastecimento deita nos caixotes fornecidos pelo organizador.
- Se vires alguém parado com um problema, tenta ajudar. Mostra empatia e sentido de comunidade.
- Se estiveres num grupo, evitar atrapalhar. Ou seja, copia o andamento dos restantes, avisa dos perigos e mantém a uniformidade.
- Fica sempre alerta. A maior parte das quedas em eventos deste tipo deve-se a acidentes evitáveis: alguém que adotou uma velocidade exagerada numa descida, toques involuntários na roda ou no guiador, ultrapassagens sem confirmar se vinha alguém atrás, travagens bruscas, etc.
- Lembra-te da frase número um dos amadores: "diversão sim, mas amanhã é dia de trabalho". Ou seja, se no dia a seguir vais trabalhar, nunca abuses no andamento. Lembra-te de que deves poupar energias para fazer a viagem de regresso a casa. Se deres tudo, o teu corpo no regresso entrará em modo poupança, surgindo o cansaço e o sono. É um perigo conduzir nestas circunstâncias.
- Começa a relaxar logo após o evento. Aproveita para tomar duche no local fornecido pelo organizador, alimenta-te bem, hidrata-te e regressa com tranquilidade. Se for necessário parar a meio da viagem para dormir um pouco, não tem mal nenhum. É porque o corpo está a pedir. Não bebas bebidas alcoólicas após o evento, porque o organismo já estará relativamente desidradato, exponenciando o efeito do alcool.
- Relata ao organizador o que achaste do evento, tanto os pontos positivos como negativos. Assim estarás a ajudá-lo a evoluir e certamente os teus comentários serão uma mais valia em eventos futuros.
- Agora que já sabes como funciona, prepara o teu calendário do próximo ano, tendo em conta a preparação necessária, a tua vida pessoal e, claro, os teus objetivos.