COMO É FABRICADO UM PNEU PARA LAMA?
Na sua essência, é fabricado como outro pneu de BTT e é composto por três elementos básicos: a carcaça, a base do talão e a banda de rolamento em borracha. Em regra, também inclui uma camada de proteção contra furos. Mas a principal diferença face aos pneus tradicionais tem a ver com o desenho do perfil.
Enquanto os pneus de All Mountain e Enduro têm tacos grandes com muitas arestas para uma boa aderência, os pneus para lama têm tacos mais pequenos, mais espaçados e mais altos, desenhados para penetrar profundamente no terreno. A sua disposição específica evita - ou pelo menos tenta evitar - que a lama fique colada nos tacos, permitindo que o pneu se limpe por si mesmo durante a utilização.
QUANTO CUSTA UM PNEU PARA LAMA? VALE A PENA COMPRAR?
Os pneus para lama funcionais começam nos 35 euros, enquanto os modelos de gama alta podem custar até 90 euros. E se procuras uns pneus ainda mais específicos, para neve - com cravos metálicos - o seu preço pode superar os 100 euros!
Nota que por vezes consegues encontrar à venda pneus por preços muito baixos, mas são quase todos modelos descontinuados ou restos de inventário. Convém salientar que, como estes pneus são comprados geralmente numa época do ano específica (compra sazonal), é possível que alguns destes pneus estejam armazenados há muito tempo. Isto pode fazer com que estes pneus endureçam com o tempo, como acontece com todas as misturas de borrachas. Por isso, recomendamos vivamente guardares os pneus que não estás a utilizar num lugar limpo, seco e escuro, para retardar esse processo de endurecimento.
Quanto à pergunta "Se vale a pena comprar", a resposta é talvez. Ou seja, se nos sítios onde costumas andar os trilhos ficam praticamente intransitáveis, repletos de riachos, usar pneus para lama vai fazer pouca diferença. Por outro lado, se fores andar em zonas que aguentam bem a chuva e que possuem algumas zonas enlameadas, estes pneus são uma boa opção.
Embora estes pneus tenham uma configuração específica dos tacos, por experiência própria, notamos que eles evacuam bem um determinado tipo de lama, mas não dão conta do recado noutro tipo. Tem a ver com o tipo de solo - se é mais arenoso ou argiloso, se foi estrumado recentemente, etc -. Além disso, para a máxima eficiência na evacuação da lama convém passar espaçadamente em zonas com água (pequenas poças servem perfeitamente), para ajudar a evacuar os detritos.
Portanto, em suma, vale a pena comprar este tipo de pneus específicos para lama se:
- És daqueles que, mesmo com chuva e tempo enlameado não tens receio de ir para os trilhos
- Tens a noção de que existem tipos de lama específicos (tem a ver com os solos e com a capacidade de drenagem da água)
- Tens técnica e sabes que, independentemente do tipo de pneus, com lama ou piso húmido, a condução da bicicleta deve ser mais preventiva.