comitium

TESTE: Specialized Tarmac SL8 Expert

A Specialized Tarmac SL8 Expert é uma verdadeira caixinha de surpresas. Tem um preço justo, um comportamento, montagem e peso equilibrados, sendo uma opção muito interessante por tudo aquilo que proporciona. 

José Luis Arce. Fotos: JCD Fotografia

Testámos a Specialized Tarmac SL8 Expert
Testámos a Specialized Tarmac SL8 Expert

A oitava geração da Tarmac é a mais evoluída da marca, sendo a bicicleta de alta competição da Specialized. Foi desenvolvida para ser mais eficiente e polivalente em qualquer terreno e concentra tudo aquilo que os ciclistas exigem atualmente, como aerodinâmica, absorção e leveza, sendo a mais completa dos últimos tempos, ao adotar características de outros modelos como a velocidade da Venge e a leveza da Aethos. 

A parte frontal e o tubo superior do quadro Tarmac SL 8 baseia-se no formato da Venge. A carga estrutural recai no conjunto formado pelo tubo diagonal, zona do pedaleiro, escoras e metade inferior do tubo vertical, inspirado na Aethos. As restantes partes do quadro, são uma evolução das anteriores Tarmac. 

Para conseguir esta evolução, os engenheiros da marca adotaram dois métodos, a Análise de Elementos Finitos e a Dinâmica de Fluidos Computacional, simulando digitalmente mais de 53 protótipos que alteravam virtualmente até 500 lâminas de carbono. Obviamente, a nova versão da Tarmac foi aprimorada no túnel de vento, expondo a bicicleta a vento circulante a baixa velocidade para verificar as zonas mais expostas. 

Specialized Tarmac SL8 Expert foto 2

O tubo frontal Speed Sniffer tem um formato novo e, juntamente com a forqueta, é a primeira parte do quadro a atravessar o ar, contrastando com uma parte traseira muito reduzida. Quando a bicicleta avança, o ar fica agitado, sobretudo devido ao movimento das pernas. Este ar turbulento desloca-se para trás e tem impacto no tubo vertical e escoras, e é precisamente por isso que esta zona tem um tamanho mais reduzido, para não prejudicar o avanço da bicicleta, além de proporcionar mais leveza e absorção. Isto faz com que a Specialized Tarmac SL 8 seja tão plana quando a vemos de uma perspetiva traseira. 

Segundo a Specialized, a Tarmac SL 8 possui uma relação rigidez/peso 33% melhor do que a versão anterior e é 6% mais confortável e 15% mais leve, o que no terreno significa perdermos menos 16,6 segundos quando rolamos numa estrada plana de 40 km, 128 segundos na Milão-San Remo, ou subir o Tourmalet 20 segundos mais rapidamente. São dados difíceis de replicar por ciclistas amadores, mas quando andamos numa Tarmac SL8 sentimos realmente que é leve, dinâmica e precisa. 

Specialized Tarmac SL8 Expert foto 3

REFERÊNCIA

A Tarmac é um dos modelos mais emblemáticos da Specialized e não só é um sucesso de vendas como a nível desportivo tem somado vitórias tanto em Clássicas como Monumentos, Mundiais e Grandes Voltas. Esta oitava geração recupera uma estética e um carácter mais versátil, juntando características aerodinâmicas com valências trepadoras, aproveitando os conhecimentos obtidos no desenvolvimento de outros modelos tão representativos como a aerodinâmica Venge e a leve Aethos, para conseguir uma Tarmac apta para enfrentar qualquer situação, sendo mais completa que a anterior Tarmac SL 7 e mais rápida que uma Venge de terceira geração. A Tarmac SL 8 não é uma evolução desta, já que foi submetida a um novo processo de validação que conjuga aerodinâmica, leveza e conforto para alcançar velocidade. 

DADOS

Preço: 6.150€
Peso: 7,31 kg (tam. 54 sem pedais)
Grupo: Shimano Ultegra Di2
Rodas: Roval C38
Geometria:  Desportiva
Design: Trepadora/Polivalente

CARBONO FACT

A tecnologia FACT (Functional Advanced Composite Technology) e o design Rider-First Engineering são as bases do desenvolvimento deste quadro em carbono 10r que pesa 780 gramas (a forqueta pesa 371 gramas). Este é o mesmo quadro usado nos modelos Pro e Expert, o qual não chega a pesar 100g a mais do que o Fact 12r das versões S-Works, que pesa 685 gramas. O design Rider-First Engineered supõe que cada quadro é fabricado de modo a oferecer o mesmo comportamento em cada tamanho, modificando as secções, disposição e lâminas de carbono em cada um. 

fotos detalles 1

Os quadros Tarmac só são compatíveis com transmissões eletrónicas, travões de disco com fixações Flat Mount, eixos passantes de 12 mm de diâmetro e pedaleiro de rosca BSA. A patilha do desviador pode ser extraída, se optarmos por uma transmissão monoprato, ou se por acaso se estragar. O novo espigão de selim é mais estreito - é fabricado pela própria Specialized - e existe em comprimentos de 300 e 380 mm (a partir do tamanho 54) e quanto ao recuo do selim, há com 15 mm, mas também existe a versão sem recuo. 

COCKPIT

A Tarmac SL 8 Expert vem equipada com um avanço e guiador de alumínio da Specialized que permite a passagem das mangueiras dos travões pelo interior do avanço. Os espaçadores ovais não podem ser extraídos à unidade e colocar ou retirar exige desmontar o avanço do tubo da forqueta e abrir um clip que está ao redor das mangueiras. Parece uma tarefa complicada, mas é bastante fácil. 

fotos detalles 2

O tubo da forqueta é cónico (1”⅛) na parte superior, possibilitando montar facilmente outro avanço ou eventualmente um cockpit integrado como o Roval Rapide que vem de origem nos modelos Pro e S-Works. Gostamos da ergonomia compacta do guiador, com um drop de 123 mm e um avanço de 75 mm, mas uma versão ainda mais estreita e com uma ligeira abertura inferior poderia tornar ainda mais espetacular o comportamento desta versão de 420 mm instalada de série. As mangueiras dos travões percorrem o guiador pela parte exterior, sendo tapadas pela fita, facilitando qualquer substituição oiu manutenção. 

ULTEGRA Di2

O grupo completo Shimano Ultegra Di2 funciona de forma exemplar, mostrando que as transmissões eletrónicas são a melhor opção devido à passagem de mudanças suave, eficiente e personalizável. Além disso, as manetes são ergonómicas e a travagem é potente e progressiva, com discos de 160 e 140 mm de diâmetro. A bateria tem uma autonomia enorme e está escondida dentro do espigão de selim, possuindo um cabo muito fino que alimenta os desviadores. Os botões na parte superior das manetes (que também existem no Dura Ace) são bastante úteis, quer seja para alternar os menús do ciclocomputador, quer seja para acionar os desviadores. 

fotos detalles 3

Os pratos de 52 e 36 dentes e a cassete 11-30 denotam o carácter competitivo desta bicicleta, no entanto seria bem vinda uma cassete 11-34, para as subidas mais inclinadas e longas. 

ROVAL C38

Estas rodas pesam 1.600 gramas (714g a dianteira e 886g a traseira) e são fabricadas em carbono. Incluem o sistema Tubeless (sem câmara de ar) e têm um perfil médio/baixo de 38 mm, estando preparadas para pneus convencionais e tubeless. Do nosso ponto de vista, são uma boa escolha, tornando a bicicleta ágil e manobrável. Têm 21 mm de largura interna, uma medida que é algo estreita se quisermos montar pneus mais volumosos, dado que a Tarmac SL 8 aceita pneus de até 32 mm. 

fotos detalles 4

Esta bicicleta vem montada com os leves pneus S-Works Turbo de duplo composto T2/T5 (a banda central oferece menos resistência ao rolamento e as laterais proporcionam mais aderência), no entanto estes pneus não são Tubeless, portanto se quiseres tirar partido do sistema sem câmara de ar terás os de substituir. As rodas incluem os fiáveis e suaves cubos DT Swiss 370 Center Lock com cepo Racthet System de 18 pontos de engate e têm 24 raios DT Swiss Competition Race com cabeças Prolock. 

A nova Specialized Tarmac SL 8 reune todas as características de uma bicicleta de alto desempenho.

Specialized Tarmac SL8 foto 5

GEOMETRIA

A Specialized mantém a geometria e os tamanhos da Tarmac SL 7. O resultado é um comportamento impetuoso e vivo, com uma resposta rápida. Atingir velocidades elevadas é fácil graças às suas escoras curtas e ângulos de selim e direção verticais. Por isso mesmo, é preciso dominar a bicicleta, dado que reage muito rapidamente a mudanças de direção. A sua relação entre o stack e o reach denota uma posição permissiva, dado que estamos a falar de uma geometria desportiva e atacante, sobretudo devido a um maior comprimento do tubo frontal, superior aos 130 mm (no tamanho 54). O sloping do tubo superior  favorece uma maior projeção do espigão, o que beneficia o conforto em andamento. 

▲ O melhor

▲ Comportamento, velocidade e leveza.

▲ Dinamismo das rodas Roval Rapide C38.

▲ Funcionamento do grupo Shimano Ultegra Di2.

▼ A melhorar

 Sem patilha de desviador específica para Shimano ou UDH.

 Medidas de alguns componentes não estão de acordo com as tendências atuais.

 Pneus ‘estreitos’  e sem ser Tubeless.

Specialized Tarmac SL8 foto 4

O VEREDITO

A experiência da Specialized está bem visível neste modelo. Após testar a versão S-Works Tarmac SL 8, é reconfortante perceber que esta Tarmac SL 8 Expert oferece um comportamento similar, isolando nuances difíceis de descrever e até mesmo avaliar, excepto o peso. A Tarmac tira todas as dúvidas e convence se gostas de bicicletas ousadas, desportivas, rápidas e precisas, que respondem com muita facilidade. 

Considerando o compromisso da Specialized com a biomecânica e a inovação, é impressionante encontrar um guiador de 420 mm de largura, cranques de 172,5 mm e pneus de 26 mm, contrariando a tendência atual de guiadores mais estreitos e com flare, cranques mais curtos e pneus mais volumosos. Eventualmente umas medidas mais atuais e um potenciómetro poderiam ser a cereja no topo do bolo. No entanto, no cômputo geral, oferece um comportamento muito bom e é leve, tendo em conta que é o terceiro modelo a contar do topo na hierarquia da marca. 

FICHA TÉCNICA

Quadro e forqueta: fibra de carbono Fact 10r
Tamanhos: 44, 49, 52, 54, 56, 58 e 61
Cores: Champanhe, verde e branco 
Cranques: Shimano Ultegra, 52-36
Desviador traseiro: Shimano Ultegra Di2
Desviador dianteiro: Shimano Ultegra Di2
Manípulos: Shimano Ultegra Di2
Corrente: Shimano Ultegra
Rodas: Roval Rapide C38
Cassete: Shimano Ultegra, 11-30
Pneus: Specialized S-Works Turbo, 26 mm
Travões: Shimano Ultegra
Guiador: Specialized Expert
Avanço: Specialized Tarmac
Espigão: S-Works Tarmac SL8 Fact
Selim: Specialized Power Expert
Peso: 7,31 kg (tamanho 54 sem pedais)
Preço: 6.150€
Distribuidor: Specialized Iberia

Nestas fotografias, o José usou um capacete Specialized S-Works Prevail 3, camisola Specialized Prime, calção Specialized Prime, sapatos Specialized S-Works Ares e óculos Oakley Sutro S.

Arquivado em:

Specialized acaba de apresentar a S Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Relacionado

Specialized acaba de apresentar a S-Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Já estão em comercialização os novos quadros S Works Tarmac SL8 2025 World Tour

Relacionado

Já estão em comercialização os novos quadros S-Works Tarmac SL8 2025 World Tour

Já testámos a fundo a Specialized S Works Tarmac SL8

Relacionado

Já testámos a fundo a Specialized S-Works Tarmac SL8

Specialized apresenta a nova coleção de roupa S Works

Relacionado

Specialized apresenta a nova coleção de roupa S-Works

Specialized apresenta o novo selim S Works Power EVO com Mirror

Relacionado

Specialized apresenta o novo selim S-Works Power EVO com Mirror

Testámos a nova Specialized Roubaix SL8 Comp

Relacionado

Testámos a nova Specialized Roubaix SL8 Comp