A Mondraker Crafty sofreu uma renovação, adaptando-se a um maior espectro de utilização, não só graças a um novo sistema de tamanhos, mas também à possibilidade de alterar a geometria. Mas comecemos pelo princípio...
A Crafty é a bicicleta de Enduro da Mondraker, embora existam outros modelos, como a Chaser e a Crusher, que parecem similares. Tem um novo sistema de amortecimento, também presente na Level, bem como na F-Podium e Dune. Trata-se de uma bicicleta elétrica com motor Bosch Performance Line CX de 100 Nm, bateria de 800 Wh, rodas de 29 polegadas e suspensões de 160 mm à frente e 150 mm atrás. A versão que testámos - a Crafty Carbon RR - tem quadro em carbono e alumínio e custa 7.499€, ou seja, menos 1.000 euros do que em Espanha. Há várias versões da Crafty, por isso sugerimos consultar o site da marca.
Caso já tenhas experimentado a versão anterior da Crafty e tenhas visto esta nova, certamente já reparaste nas alterações profundas que o quadro sofreu. Toda a zona onde está alojado o sistema de amotecimento traseiro foi mudado e o próprio amortecedor mudou de sítio, passando de uma posição vertical para horizontal (por cima do motor). O quadro parece ser mais compacto, com o tubo superior mais baixo e as escoras traseiras deixaram de ter aquela linha contínua característica da versão anterior. Por outro lado, passa a ter mais espaço para a colocação de dois bidons, um debaixo do tubo horizontal e outro no diagonal embora, pelo menos no tamanho ML, tenhamos achado que um bidon ainda é exequível, mas dois não cabem ao mesmo tempo.
Na parte dianteira está uma das zonas mais distintas desta bicicleta: a grande abertura atrás da direção, que proporciona uma grande rigidez, mas requer que a direção tenha uma altura razoável. A direção é convencional, sem bloqueio de rotação, embora tanto o guiador como os manípulo passem com bastante folga por cima do quadro se rodar completamente. Em caso de queda só a mangueira do travão e do espigão telescópico ficam em risco. Estas duas mangueiras entram pela lateral da testa da direção, enquanto o cabo do display Bosch é encaminhado pelo interior do avanço. No tubo superior encontramos o display Bosch System Controler.
O tubo diagonal é sobredimensionado e chega a ter 99,5 mm de largura, ficando alojado no seu interior uma bateria de 800 Wh da Bosch. A bateria tem uma tampa da cor do quadro e a sua extração é feita através de uma chave allen de 5 mm (basta desapertar o parafuso na parte superior). Na parte lateral inferior esquerda do tubo encontramos a entrada de carregamento, com uma tampa que permite a fixação do cabo do extender, caso o utilizemos.
O tubo vertical é uma autêntica obra de arte em termos de engenharia. Issto nota-se, por exemplo, na zona de passagem do amortecedor ou de fixação dos pivôs do sistema de amortecimento. Os dois links do amortecedor são de alumínio, tal como no basculante. Na escora direita, um protetor de borracha perfeitamente integrado mantém a ausência de ruído da corrente, mesmo em zonas muito técnicas. E todos os pivôs são acessíveis externamente, caso seja necessário reapertar, excepto o que está imediatamente atrás do guarda lamas, sendo necessário desmontá-lo para chegar a ele. No caso da nossa bicicleta de teste, soltou-se ligeiramente - algo normal numa bicicleta nova - e tivermos de reapertar.
SISTEMA DE AMORTECIMENTO
O sistema de amortecimento traseiro é mais absorvente, eficiente e sensível, controlando melhor nos grandes impactos. Isto torna a nova Crafty muito confortável, mesmo quando nos deparamos com um drop de grandes dimensões. É daquelas bicicletas que aparenta ter mais curso do que realmente tem.
Os valores anti-squat são elevados e isto significa, na prática, que a tensão da corrente empurra a roda traseia contra o solo, proporcionando mais tração. No cômputo geral, é uma bicicleta que tem um comportamento melhor em subidas muito inclinadas, dado que a roda traseira adere mais ao terreno. No entanto, quando nos deparamos em plena subida com uma raiz ou com um degrau, a tensão da corrente não deixa o amortecedor absorver livremente, o que por vezes pode originar uma perda de tração.
GEOMETRIA INOVADORA
A gama Crafty Carbon agora está disponível em 5 tamanhos, incluindo o ML. Uma das grandes novidades é a existência de dois comprimentos do basculante, dependendo do tamanho do quadro, de 455 mm (no S, M e ML) e 465 mm (no L e XL), com o objetivo de assegurar que, independentemente da altura do utilizador, desfrute da mesma sensação em andamento. Também destacamos o flip chip na fixação inferior do amortecedor, com duas posições (standard e low). Através desta peça, podemos modificar a altura do pedaleiro 5 mm e o ângulo da direção e do selim 0.35 graus. Tem um ângulo de direção de 64,5 graus, ou seja, o ângulo é um grau mais lançado do que a versão anterior.
SISTEMA ELÉTRICO
A Crafty Carbon vem equipada com o novo motor Bosch Performance CX 2025, que não só é mais compacto e 100g mais leve, como é mais potente, chegando agora aos 100 Nm de binário e 750W de potência máxima. É moderadamente silencioso e quando andamos em zonas muito degradadas (rock gardens, raízes, etc), não ouvimos ruídos estranhos.
Se gostas de ver displays nas bicicletas elétricas, vais gostar do novo Purion 400. Fica perfeitamente integrado no guiador, junto ao avanço e está perfeitamente protegido. O ecrã tem cores e inclui várias funcionalidades. Se preferes uma estética mais simples e não ligas às informações mostradas no ecrã, podes desinstalar, usando apenas o System Controler. Mas nota que recomendamos desinstalar apenas num centro oficial da Bosch. As novas versões da Crafty RR são vendidas com o display Purion 400 integrado no tubo superior do quadro.
Tem os habituais modos de assistência, configuráveis a partir da app: Eco, Tour+, EMTB e Turbo. Ressalvamos que é compatível com um extender Bosch PowerMore de 250 Wh.
MONTAGEM
A Crafty RR vem equipada com suspensões Fox com tratamento Kashima. A suspensão 38 tem cartucho Grip X2 com ajustes de compressão e recuperação em alta e baixa velocidade, ou seja, é uma suspensão de competição. O amortecedor Float X tem ajuste de compressão em baixa velocidade e possui um comando que endurece o seu comportamento, quando pretendemos rolar. Tem uma maior capacidade de absorção e um rendimento estável graças ao depósito extra.
Os travões e a transmissão são da SRAM, com um desviador eletrónico GX Eagle AXS T-Type e bateria independente (ou seja, não é alimentado pela bateria da ebike), bem como travões Maven Bronze - os mais potentes da SRAM - de quatro pistões e discos de 200 mm. Tanto a precisão do desviador como a potência de travagem são inegáveis. A montagem também inclui componentes da marca OnFoff, como um avanço de alumínio com design exclusivo e um espigão telescópico eficaz. O curso total do espigão é ajustável, para se adaptar a diferentes estaturas. As rodas são as Mavic E-Deemax de alumínio, com 30 mm de largura interna e cepo Ratchet, bem como pneus Maxxis 29x2.6 que asseguram conforto, tração e aderência.
CONCLUSÕES
A Mondraker Crafty RR é uma ebike de Enduro a cem por cento. Se procuras uma bicicleta que te permita subir as encostas mais altas e depois enfrentar as descidas com grande conforto, então esta é uma grande opção. No total consegue proporcionar até 1050 Wh de capacidade em termos de energia (se juntares um extender) e como o motor Bosch agora tem 100 Nm, terás acesso ao que de melhor existe no mercado. Acresce ainda a geometria ajustável e as suspensões de elevada qualidade.
O MELHOR: Sistema de amortecimento. Motor Bosch. Autonomia
O PIOR: Transporte de bidons. Direção sem bloqueio.
DETALHE A TER EM CONTA
O sistema de amortecimento ZERO foi redesenhado. Fisicamente é bem vísivel, mas funcionalmente, se o anterior já era bom, este novo é espetacular. Na fixação inferior do amortecedor há novos flipchips que mudam a geometria do quadro, permitindo personalizar o seu comportamento, adaptando-o a diferentes percursos.
FICHA TÉCNICA
- QUADRO: Stealth Air Carbon/ alumínio. 150mm de curso.
- AMORTECEDOR: Fox Float X Factory Kashima EVOL.
- SUSPENSÃO: Fox 38 29 Float GRIPX2 Factory Kashima, 160mm de curso.
- MOTOR: Bosch Performance Line CX.
- BATERIA: Bosch Powertube 800Wh.
- DISPLAY: Purion 400 / Bosch System Controller.
- CONTROLADOR: Bosch Mini Remote.
- CRANQUES: Race Face Aeffect-R ebike, 160mm. Sram X-Sync 2 Eagle, 34 dentes.
- DESVIADOR: SRAM GX Eagle AXS, T-Type.
- MANÍPULO: SRAM Eagle AXS Pod MMX.
- CASSETE: SRAM XS-1275. 10-52 d.
- CORRENTE: Sram GX Eagle T-Type.
- TRAVÕES: Sram Maven Bronze, 4 pistões.
- DISCOS: 200mm.
- DIREÇÃO: Acros custom ZS56/ZS56.
- AVANÇO: ONOFF S6 30mm 0º.
- GUIADOR: ONOFF S6 1.0, Alumínio. 800mm.
- PUNHOS: ONOFF Forest.
- SELIM: Ergon SM-10.
- ESPIGÃO DE SELIM: ONOFF Pija. 180-155mm
- RODAS: Mavic E-Deemax 29.
- PNEUS: Maxxis Minion DHF/ Maxxis Minion DHR II, 29x2,6, 3C MAXX TERRA.
- PESO: 24,17 kg (tamanho ML, com pedais Shimano XT plataforma).
- TAMANHOS: S, M, ML, L, XL.
- PREÇO: 7.499€.
Poderás encontrar mais informações em Mondraker.