A nova mochila Camelbak Mule Pro A4 está pensada para as voltas diárias e moderadamente longas, dado que tem uma capacidade de carga que chega aos 14 litros, o que nos permite transportar kits antifuros, ferramentas, comida, hidratação e roupa suplente, além de 3 litros de água. Além disso, esta mochila inclui uma proteção opcional que mantém a mochila (e tudo o que estiver lá dentro) intatos, caso queiramos abusar nas descidas longas e técnicas.

A Mule Pro A4 é fabricada em nylon, um material leve e resistente, e tem um bolso principal com um duplo compartimento com fecho de correr e ainda outro bolso específico para alojar uma bateria de reposição (caso tenhas uma eBike).

Também inclui um necessaire independente para ferramentas. À frente deste bolso principal há outro com fecho de correr, mais pequeno, com a parte interior forrada, onde podemos guardar os óculos e um bolso aberto com elásticos laterais para ter sempre "à mão" um impermeável, umas proteções ou qualquer outro objeto.

Na parte inferior tem duas fitas para fixar umas joelheiras. Na parte superior lateral, estão localizadas umas fitas de compressão que ajudam a apertar a carga, cujos apertos têm um gancho para travar a fita que aloja o capacete quando não o estamos a utilizar.
Na parte inferior lateral esquerda, há outro bolso com fecho de correr, que permite um acesso rápido. As tiras na zona do ventre também incluem bolsos. Quanto à bolsa de água Crux, está alojada num bolso à parte, mais próximo das costas.

A bolsa tem uma entrada de enchimento ampla, hermética e o bocal permite um fluxo generoso do líquido, com fecho de segurança. O tubo inclui uma fixação magnética que se "pega" ao fecho peitoral da mochila, também ele magnético.

Mas o grande destaque desta M.U.L.E. Pro reside na sua capacidade de proteção extra opcional e na respirabilidade. Dentro da zona que leva a bolsa de água, há um compartimento que permite alojar uma proteção de costas Impact Protector, que se vende em separado. E na parte traseira, o sistema Air Support tem um design que permite uma respirabilidade muito elevada.

A parte traseira da mochila é semirrígida e arqueada, separando a própria mochila das nossas costas, criando unicamente dois pontos de contato laterais, que no fundo são duas almofadas amarelas formadas por uma espuma altamente porosa que permite a circulação do ar. Também as alças têm esta função, através do tecido 3D Mesh, praticamente oco e transparente.

Um dos aspetos que mais valorizamos numa mochila é a estabilidade. Gostamos que permaneça o mais estável possível nas nossas costas e que não ande de um lado para o outro em zonas técnicas. Esta M.U.L.E. é sem sombra de dúvidas das mais estáveis que já testámos. O seu sistema Air Support não só proporciona uma ventilação assinalável, mas também - graças ao seu apoio traseiro semirrígido - mantém a forma, mesmo que a levemos completamente carregada. Encaixa bem nas costas e as alças largas com os apoios laterais fazem o resto.

Quanto à respirabilidade, é um tema muito subjetivo. Quem costuma suar muito, não o deixará de fazer por usar esta mochila, mas no nosso caso em concreto, não notámos nenhum sobreaquecimento excessivo, se compararmos com outras mochilas standard.
FICHA TÉCNICA
Características: Nylon. 14 litros de carga + 3 litros de água. Painel traseiro Air Support. Alças 3D. Compatível com Impact Protector.
Opções: Cor verde ou preto.
Peso: 1.047 g.
Preço: 149,99€.
Mais informações: Team Bike, www.teambike.es. www.camelbak.com/es