Aquilo que define a eficiência de uma bicicleta de suspensão total moderna não se restringe a um bom sistema de amortecimento e a uma boa transmissão. Tem de ser uma bicicleta leve, ágil, que não prejudique o nosso andamento quando queremos que se comporte de forma rígida em determinados momentos, e absorva os impactos noutros.
Esta Lynx Race tem tudo isto. É estável, equilibrada, reativa e altamente eficiente. Tem um Reach maior, escoras curtas e um ângulo de direção de 68º. Tudo isto apimentado com um sistema de amortecimento altamente eficiente Split Pivot, componentes de qualidade e, claro, pormenores presentes nas marcas de topo, como a entrada da cablagem pela direção.
PORMENORES QUE FAZEM A DIFERENÇA
De modo a manter um peso baixo, o quadro é fabricado em carbono de alto módulo através do processo HCIM (molde oco). Por isso mesmo, o quadro com amortecedor é dos mais leves do mundo: pesa apenas 1.850g. O sistema que sustenta o amortecedor traseiro tem um veio sobredimensionado com rolamentos autocentrados que garantem rigidez e evitam uma manutenção regular.
Por sua vez, o sistema de amortecimento Split Pivot é dos mais eficientes, pois quanta mais potência aplicamos, mais ele obriga a roda traseira a manter a tração, fazendo-nos avançar continuamente. E como é um sistema extremamente sensível tanto aos pequenos como aos grandes ressaltos, requer amortecedores de qualidade, algo que a marca respondeu com astúcia. Destacamos também outros dois pormenores: a direção tem rotação limitada, para evitar que o guiador bata no top tube em caso de queda ou durante o transporte; além disso, dentro do tubo da direção podemos colocar uma ferramenta desenvolvida pela BH – a FIT – que inclui chaves sextavada, T25, descravador de corrente, adaptador de Co2 e elo de corrente. Assim, se tivermos um problema mecânico teremos as ferramentas sempre à mão.
VISUALMENTE PERFEITA
A pintura desta versão que testámos não deixa ninguém indiferente. O vermelho metalizado sobressai e toda a montagem acompanha a estética racing da bicicleta. Não falta um espigão de selim telescópico com comando remoto, e se os olhos também “comem”, a verdade é que em andamento o comportamento ultrapassa tudo aquilo que esperávamos. É tão eficiente que nos faz querer andar mais e debitar mais watts. Como absorve primordialmente tudo o que as rodas apanham pelo caminho, podemos mantermo-nos mais tempo sentados do que numa rígida, poupando o nosso corpo – e a nossa coluna – chegando mais frescos às zonas técnicas.
Em descida é um luxo podermos baixar o espigão de selim e serpentear pelos rocks gardens ou zonas com raízes, sempre em total segurança. É uma bicicleta que perdoa muito, ou seja, como absorve uma grande parte dos coices que receberíamos se estivéssemos aos comandos de uma rígida, ultrapassa os obstáculos com mais à-vontade. Mesmo em secções mais verticais é muito estável. E embora tenha uma posição de condução mais neutra – com um avanço curto – em subidas gostámos do seu comportamento, sobretudo da tração traseira.
Só naquelas rampas muito empinadas gostaríamos que o avanço escolhido fosse ligeiramente mais comprido e tivesse menos um ou dois espaçadores. Como no guiador está incluído um comando com três posições (aberto, trail e fechado), podemos bloquear a suspensão e o amortecedor naqueles momentos mais críticos.
COMPONENTES FIÁVEIS
Incluir numa bicicleta de 4.700 euros componentes que geralmente só vemos em modelos acima dos 6.000 ou 7.000 euros é um luxo. Este modelo traz uma Fox 34 Step Cast Performance com 120 mm de curso, um amortecedor Fox Evol DPS Performance, transmissão completa Shimano XT de 12 velocidades (com um prato de 34 dentes à frente e uma cassete 10-51 atrás), incluindo os travões. Não faltam desmultiplicações para todas as situações e os travões hidráulicos têm potência de sobra para o dia a dia (com discos de 180 mm à frente e 160 mm atrás).
Quanto às rodas, são da marca da casa e embora não sejam superleves, são de boa qualidade -em alumínio – e já incluem o sistema tubeless. Os pneus não são os que estão mencionados no site. Embora na página da BH a ficha técnica refira que trazem uns Maxxis Ardent Exo 2.25, na verdade o nosso modelo trazia uns Maxxis Ikon 2.20 tanto à frente como atrás. Na nossa opinião e após testarmos esta bicicleta sobretudo em tempo seco, achámos bastante rolantes e com aderência mais do que suficiente na grande maioria das situações. Nunca furámos, mesmo após alguns “abusos” que normalmente não cometemos.
O selim Prologo Scratch M5 deixou-nos com um sentimento agridoce: se por um lado sentimos que os ísquios estavam no sítio certo, a parte dianteira aparentou ser mais larga do que o normal, por isso por vezes raspávamos com a parte interna das pernas a pedalar. Pensávamos que se devia a algum desfasamento da altura do selim, mas não. Solicitámos a outro tester da nossa redação para experimentar a bicicleta durante uma manhã e no caso dele não teve esse problema. Ficámos intrigados, por isso decidimos adotar uma posição de condução um pouco mais agressiva, pedalando numa posição mais desportiva, com os ísquios ligeiramente mais adiantados e aparentemente isso resolveu o assunto.
Não podemos deixar de mencionar o espigão de selim telescópico Bike Yoke Divine SL com 400 mm de comprimento. Tem 80 mm de drop e é uma bênção, sobretudo quando enfrentamos descidas verticais ou secções perigosas com pedras.
Por sua vez, o cockpit é formado por um guiador com 780 mm e 10 mm de elevação, bem como por um avanço curto de 60 mm.
PONTOS A CORRIGIR
Temos de confessar que adorámos esta BH, quer esteticamente, quer em termos de comportamento. Só não apreciámos dois pormenores: um é o facto de, tal como outras bicicletas com amortecedor traseiro localizado nesta posição, impossibilitar montar uma grande de bidon no tubo vertical. O outro, é a necessidade de retirar a grade de bidon do tubo diagonal sempre que colocamos a bicicleta no suporte da bicicleta no tejadilho da viatura. Nos suportes para bola de reboque isto não acontece, mas se tens um suporte de tejadilho, é um pormenor a ter em conta. Pode ser que numa próxima versão desta bicicleta este pormenor seja resolvido.
TAMANHOS
Esta bicicleta está disponível em quatro tamanhos: SM, MD, LA e XL.
PREÇO E SITE
Este modelo custa 4.699,90 euros e poderás encontrar mais detalhes em www.bhbikes.com.