A BH já nos tinha surpreendido quando apresentou a inovadora AtomX em 2017, e agora dá um passo em frente ao mostrar o novo modelo em fibra de carbono que inclui ainda mais melhorias. A nova versão Carbon apresenta a sua candidatura para apresentar-se como a bicicleta elétrica do momento.
Mais leve, mais rígida
Os valores que se conseguem com o novo quadro falam por si mesmos: 50% mais leve, triângulo traseiro 2 kg mais leve e com uma rigidez melhorada em 123%. Para o conseguir, a marca recorreu a fibra de carbono de Alto Módulo na totalidade do quadro, incluindo o triângulo traseiro e o link.
Esta fibra de carbono foi fabricada seguindo a tecnologia Hollow Core Internal Molding, que a BH já usa nos seus quadros de gama alta. É aplicada uma pressão elevada no molde interior e exterior e desse modo são alcançados níveis muito elevados de compactação das paredes, eliminando-se pressões inconsistentes e evitando bolhas ou imperfeções. Desta maneira, a BH consegue controlar as espessuras de carbono que são exigidos em cada parte do quadro, e isso é necessário para procurar a melhor relação entre peso e rigidez.
Algo mais do que carbono
A BH aplicou toda a sua experiência no desenvolvimento da AtomX original e agora elevou-a a outro patamar. Esta nova bicicleta não só é a AtomX que já conhecíamos, como agora passa a existir em carbono, destacando-se muitos outros detalhes para além desse material:
Os elementos elétricos estão estrategicamente localizados, com novas carcaças que eliminam por completo o ruído e a fricção e isolam o motor e as conexões.
A cablagem do espigão telescópico é nova, mais direta e natural, o que minimiza a fricção do cabo no interior da bicha, suavizando o tato do comando remoto, além de facilitar a sua instalaçáo.
Para proteger o quadro, a AtomX Carbon incorpora de série protetores integrados no tubo diagonal e escoras traseiras.
A cablagem interna do desviador e dos travões também está colocada de uma forma muito natural através do tubo diagonal, utilizando um canal de carbono desenhado especificamente para esta função, minimizando fricções e permitindo uma manutenção mais simples.
Além disso, a marca procurou manter uma posição baixa dos elementos mais pesados do sistema, o motor e a bateria, para assim conseguir baixar o centro de gravidade da bicicleta. Isto traduz-se num comportamento mais estável e por sua vez mais direto, mais reativo, minimizando as inércias geradas pelo peso das partes menos leves.
O amortecedor traseiro, baseado na tecnologia Split Pivot, procura o melhor compromisso entre tração, eficácia de pedalada e comportamento da bicicleta. A distribuição de pesos que este sistema permite, com uma geometria muito similar a uma BH Lynx, com apenas 46 cm nas escoras, une-se à localização baixa das partes pesadas para favorecer a manobralidade da bicicleta, bem como a rigidez do conjunto, com pesos reduzidos.
Bateria: 155 km de autonomia
O segredo do sucesso desta bicicleta, que fará com que as nossas voltas não tenham uma duração limitada, está nas novas celulas 21700 da bateria, que proporcionam a maior densidade energértica do mercado (5Ah por célula), e assim consegue alojar 720 Wh no tubo diagonal, com a secção mais reduzida do mercado.
Além desta grande capacidade, as baterias incorporam um gestor BMC (Batery Management System) que consegue um consumo muito contido e também prolonga a vida da bateria quando não é utilizada durante longos períodos de tempo. Nestas situações o modo letárgico (deep sleep) ativa-se automaticamente e permite que uma bateria com 10% de capacidade se possa recarregar até 400 dias depois. Outro valor que agradecemos quando temos pressa poderá ser recarregar a bateria a 80% da sua capacidade em apenas 3 horas, graças ao carregador rápido de 4A.
Outro ponto inovador é a porta de carregamento externa, que está situada na parte superior do quadro, e que apenas é acessível pelo utilizador, o que se traduz num excelente sistema de segurança. O dono da bicicleta tem uma pulseira Smart Key que permite a extração da bateria para o seu recarregamento. Não é preciso uma chave. Esta pulseira é específica de cada bicicleta, e é estanque (contra água e pó).
Motor Brose S Mag: no bom caminho
Os esforços dos engenheiros da BH para conseguir otimizar os dados de peso, suavidade e consumo são impulsionados também pela escolha do motor para esta bicicleta. O Brose S Mag é compacto e está construído em magnésio, o que o aligeira cerca de 15% até chegar aos 2,9 kg. Trata-se da evolução do Brose S, um modelo nascido em finais de 2017 e que foi sobejamente testado, o que garante a robustez.
Para procurar a maior suavidade de ação e o menor ruído possível, a Brose apostou numa correia de distribuição interna e numa embraiagem. Assim, a fricção sem assistência é reduzida para o mínimo possível.
Quanto aos dados de assistência à pedalada, chega até às 130 rpm de cadência, estando o seu limite mais otimizado entre as 90 e as 120 rpm. Os parâmetros desta assistência são configuráveis a partir do display.
Display HUD: mais segurança
A BH colocou o Head Up Display à frente do avanço, numa posição mais avançada do que noutras marcas, para conseguir manter o olhar mais perto do traçado do trilho no qual transitamos, e melhorar a segurança em andamento.
Alojado num corpo de alumínio reforçado, em caso de impacto o dispositivo está mais protegido. Todas as funções aparecem com clareza no ecrã de 2.8" a cores, inclusivé em condições de luminosidade elevada.
Quanto ao manípulo de controlo para selecionar os modos de assistência, está colocado no guiador e tem indicadores LED e modo de vibração para nos indicar as funções que configurarmos, como o nível baixo de bateria, etc...
A BH desenvolveu uma App exclusiva para a AtomX, com versões específicas para o ciclista e para o distribuidor que permitem uma grande configuração, bem como a gestão dos dados das voltas e integração com plataformas como o Strava.
Como exemplo do que é permitido configurar nos mais de 40 parâmetros mensuráveis, podemos regular a assistência da bicicleta automaticamente com base na nossa frequência cardíaca.
A família AtomX Carbon
Tanto se vamos dar um uso mais virado para o Enduro, como se preferirmos mais versatilidade, estaremos no leque de potenciais utilizadores da nova AtomX. Haverá seis opções diferentes para escolher, três delas na plataforma Lynx 6 com 160 mm de curso e três delas serão Lynx 5.5 com 135 mm de curso. Todas elas apostam nas rodas 27,5 Plus.
AtomX Carbon Lynx 6 Pro Eagle: 7.799,90€
AtomX Carbon Lynx 6 Pro XT 11: 6.999,90€
AtomX Carbon Lynx 6 Pro NX 11: 6.299,90€
AtomX Carbon Lynx 5.5 Pro Eagle: 7.499,90€
AtomX Carbon Lynx 5.5 Pro XT 11: 6.699,90€
AtomX Carbon Lynx 5.5 Pro NX 11: 5.999,90€
Sabe mais em www.bhbikes.com.