Não é a primeira vez que testamos uma bicicleta da marca portuguesa Beeq. Inicialmente vocacionada para as bicicletas elétricas urbanas, a marca sedeada no norte do país está agora a apostar no apetecível segmento das bicicletas de montanha. De facto, nos últimos meses testámos alguns modelos de eMTB, ambos com quadros rígidos de alumínio e com algumas soluções muito interessantes, mas este novo modelo de suspensão total é um grande passo em frente em termos de qualidade e comportamento, sobretudo nos trilhos mais técnicos. A gama de eMTB da Beeq está a crescer rapidamente, e até têm uma versão de suspensão total em fibra de carbono, a S950, com um braço oscilante em carbono, mullet, motor Brose e 12 velocidades SRAM NX. As Beeq estão à venda online no seu site, o que lhes permite ter preços muito interessantes.
ATENÇÃO AO PREÇO ATUAL
A Beeq M850 é a típica eMTB de alumínio e suspensão total, uma bicicleta de trail com 150mm de curso e configuração de rodas Mullet, com uma roda dianteira de 29“ e uma roda traseira de 27,5”, e equipada com um sistema elétrico Shimano com um motor EP800 de 85Nm e uma bateria semi-integrada de 630Wh. O preço “de tabela” desta bicicleta é de 3.599 euros, mas atualmente está à venda por 2.699 euros, um valor que a torna muito apelativa.
O PREÇO DESTA BICICLETA É DE APENAS 2.699 €.
O quadro é em alumínio, com sistema de amortecimento traseiro 4 bar, incluindo articulação à frente dos dropouts traseiros (Horst Link). A sua construção é muito reforçada, começando com um espesso link principal composto por duas peças, unidas por soldadura no meio, às quais são fixadas as escoras de ambos os lados, criando uma ligação sólida. Esta fixação tipo “sanduíche” também se encontra entre as escoras inferiores e os dropouts. Na parte frontal do quadro encontramos uma elaborada zona de direção, com soldaduras polidas que simulam o aspeto da fibra de carbono.
Toda a cablagem da zona do guiador entra no quadro através da caixa de direção, saindo por cima do motor, incluindo a mangueira do travão, o cabo do sensor de velocidade e a bicha do desviador, para entrar nas escoras e chegar ao seu destino final.
Gostamos do pormenor de incluir um suporte magnético Fidlock para o bidon no tubo superior. Também há roscas para grade de bidon no tubo inferior, por cima da bateria. No lado oposto, há uma tampa amovível manualmente e, debaixo dela, a bateria, que se pode retirar com uma chave de segurança, para carregamento remoto ou armazenamento.
O motor é ligado através do botão no tubo horizontal, que por sua vez ativa o display a preto e branco. A partir do ecrã podemos escolher um dos modos de assistência disponíveis, um mais suave e económico - menor consumo de bateria - ou outro mais ágil e potente com maior assistência global. Além disso, a partir da aplicação Shimano podemos personalizar individualmente cada um dos modos, Eco, Trail e Boost.
O desviador Deore de 11 velocidades com cassete Shimano de aço é eficiente e garante uma longa duração da transmissão, com menos desgaste e tensão na corrente. Embora a transmissão tenha sido misturada com uma corrente KMC e um prato Miranda (marca também de origem portuguesa), a precisão das mudanças é boa e com suavidade. Uma guia de corrente no prato mantém a corrente sempre no lugar.
Os travões são de 4 pistões, com um disco dianteiro de 203 mm, assegurando uma travagem sólida. A suspensão está a um nível elevado para a gama de preço. Ambos os modelos RockShox são fáceis e económicos de manter.
No cômputo geral, a M850 é muito confortável e absorvente, com ambas as suspensões bloqueáveis, destacando-se, sobretudo, a parte traseira. O sistema foi concebido para facilitar uma pedalada estável, portanto se pedalarmos mesmo com o motor desligado e o amortecedor desbloqueado, ela reage muito bem, razão pela qual é ágil nas acelerações e com grande tração.
A roda traseira cola-se ao chão como uma lapa (elevado grau de anti-squat), o que aumenta a segurança em zonas técnicas. Em saltos ou degraus, é muito progressiva na secção traseira, absorvendo muito bem. A M850 comporta-se extraordinariamente bem nas descidas, é estável e lê bem o terreno, mantendo uma boa agilidade em curvas apertadas ou quando pedalamos em trilhos sinuosos graças à sua roda traseira de 27,5 polegadas.
DETALHE: VEM COM LUZ FRONTAL
A M850 está equipada com uma luz dianteira que está sincronizada com o motor. Foi concebida para se ligar quando o motor é ligado e para se desligar quando a bicicleta é desligada. Não existe nenhum botão ou interrutor no guiador, por isso para a ligar ou desligar manualmente tens de ir ao menu de definições do ecrã e escolher On/Off.
O melhor: relação qualidade/preço. Absorção traseira. Travagem. 2 grades de bidon.
A melhorar: Pneus não são tubeless
DESTAQUES:
- CABLAGEM: Os cabos percorrem alguns centímetros do lado de fora do motor, expostos a impactos ou obstáculos. À frente e atrás, passam por dentro.
- ACABAMENTOS DE QUALIDADE: isso é visível nas soldaduras polidas, e na montagem, incluindo um bloqueio de direção Acros para evitar danos no quadro em caso de queda, algo que não é tão preocupante num quadro de alumínio, mas que é sempre de apreciar.
- A ARTICULAÇÃO HORST LINK, à frente do dropout, contribui para o bom comportamento do amortecedor traseiro, que é absorvente e confortável.
- SENSOR DE VELOCIDADE: o sensor está aparafusado no interior da escora e é ativado por um íman ligado a um raio, uma configuração não muito elaborada, mas comum nas bicicletas desta gama de preços.
- SUSPENSÃO: a RockShox 35 é uma boa escolha, mais robusta do que outros modelos da marca na mesma gama, devido à sua estrutura reforçada, ideal para uma ebike.
- BOTÃO DE CONTROLO: permite navegar entre os diferentes menus do visor, bem como aumentar ou diminuir a assistência, entre os 3 modos habituais na Shimano: Eco. Trail e Boost
- SUPORTE MAGNÉTICO: juntamente com a prestigiada marca Acros para a direção, encontramos outra marca bem conhecida, a Fidlock, no suporte magnético para o bidon, situado no tubo horizontal.
- PORTA DE CARREGAMENTO: na parte superior direita do tubo inferior encontra-se a porta de carregamento, uma localização muito boa, afastada do chão, que permite que a sujidade deslize e caia em vez de se concentrar na ligação.
ESTE MODELO FOI CONCEBIDO PARA UMA PEDALADA EFICIENTE. É ÁGIL NAS ACELERAÇÕES E PROPORCIONA MUITA TRACÇÃO.
FICHA TÉCNICA
- QUADRO Alumínio.
- AMORTECEDOR RockShox Deluxe Select+. 150 mm.
- SUSPENSÃO RockShox 35 Silver. 150 mm.
- MOTOR Shimano EP800.
- BATERIA Shimano 630Wh.
- DISPLAY Shimano E7000.
- PEDALEIRO Miranda 36 dentes.
- DESVIADOR Shimano Deore.
- MANÍPULO Shimano Deore.
- CASSETE Shimano 1x11 11-51.
- CORRENTE KMC e11 Turbo.
- TRAVÕES Shimano MT520 203/180 mm.
- DIREÇÃO Acros AZX 581 com bloqueio.
- AVANÇO Alumínio 40 mm.
- GUIADOR Alumínio 780 mm. 31.8 mm
- PUNHOS Con lock-on.
- SELIM Selle San Marco GND.
- ESPIGÃO DE SELIM KindShock 150 mm.
- RODAS Alumínio 27,5/29”.
- PNEUS Continental Mountain King 27,5x2,6” e 29x2,4”.
- PESO 25,6 Kg (tamanho M, sem pedais).
- TAMANHOS S, M e L.
- PREÇO 2.699 €.
- +INFO https://pt.beeq-bicycles.com