O mundo das bicicletas está a evoluir de uma forma impressionante e se até há pouco tempo as bicicletas elétricas eram vistas como algo excêntrico, atualmente converteram-se na paixão de muitos, pela sua versatilidade. E num segmento em constante mudança, como o da mobilidade, é bom saber que existe uma bicicleta – como esta Tero – que nos permite percorrer as estradas esburacadas e cheias de tampas de esgoto sem termos receio, fruto da suspensão dianteira desta bicicleta e dos seus pneus generosos e robustos, que aderem como lapas ao solo.
UM AUTÊNTICO CANIVETE SUÍÇO DAS EBIKES
Embora a sede da marca esteja em Morgan Hill, na Califórnia, o centro de desenvolvimento das bicicletas Turbo está localizado no continente europeu. Não é de estranhar que os engenheiros que desenvolveram esta bicicleta conheçam as preocupações dos europeus no que à mobilidade diz respeito. E no caso particular português, em que o poder de compra é mais baixo do que a média europeia e em que a rede de transportes públicos não é a mais eficiente, as bicicletas começaram a ser cada vez mais uma opção nas deslocações de curta duração, sobretudo nos centros urbanos.
Infelizmente, as nossas cidades ainda não estão devidamente apetrechadas com ciclovias de ligação em quantidade e em qualidade, por isso muitos optam pelas estradas, muitas delas em mau estado e com inúmeros remendos. As bicicletas de cidade tradicionais costumam vir de origem com pneus relativamente finos, embora altamente robustos, mas sem tacos e demasiado rijos, o que torna a experiência de condução por vezes desconfortável, perigosa e com excesso de vibração. É por isso que muitos desistem de usar a bicicleta nas suas deslocações diárias.
Esta Tero parece feita de propósito para o consumidor português – embora, obviamente, não tenha sido esse o objetivo – dado que devido à sua montagem, com uma suspensão dianteira e pneus volumosos, podemos percorrer qualquer via com conforto e segurança. Acresce o facto de que tem qualidades suficientes para ser usada nos trilhos, em lazer. Ou seja, tanto serve de meio de transporte urbano, como permite ser usada em caminhos rurais e trilhos de baixa dificuldade: o expoente máximo da polivalência. Atrevemo-nos mesmo a dizer que é a bicicleta ideal para a nova geração que dispensa o carro e não tem espaço suficiente em casa para várias bicicletas. A Tero faz tudo, com brilhantismo.
A TERO É UMA DAS BICICLETAS DESTE SEGMENTO MAIS POLIVALENTES
MONTAGEM CUIDADA
O quadro desta Tero é volumoso, sobretudo no tubo diagonal, onde está alojada a bateria, e é fabricado em alumínio E5, com soldas de boa qualidade e uniões uniformes. Toda a cablagem é encaminhada pelo interior, o que lhe proporciona um aspeto limpo, sobretudo lateralmente, incluindo a luz frontal e traseira, através dos guarda-lamas. À frente, a suspensão RockShox Recon Silver TK com 110 mm de curso, com Motion Control, assegura que passamos com distinção por cima de qualquer buraco, sarjeta e subimos ou descemos qualquer passeio como se fosse a coisa mais fácil do mundo (apesar dos mais de 25 kg desta bicicleta).
Curiosamente esta suspensão traz bloqueio manual no topo da perna direita, embora o modo totalmente aberto seja o mais usado. O cockpit inclui um avanço em alumínio com uma tampa frontal que permite encaminhar a cablagem do display, enquanto o guiador semi-elevado de 750 mm assegura uma posição de condução neutra e confortável. Os punhos, como não poderia deixar de ser, incluem a tecnologia Body Geometry e são ergonómicos, com aperto lock-on. O espigão de selim é telescópico com bloqueio no guiador (junto aos botões de controlo do sistema elétrico) e embora teoricamente sirva para facilitar a deslocação do nosso peso para trás em descidas inclinadas – o que não é o propósito desta bicicleta –, na verdade facilita o processo de nos sentarmos quando vamos pedalar.
Os travões são os potentes Sram Guide T de quatro pistons, com discos de 180 e 200 mm. A transmissão tem 11 velocidades composta por manípulos e desviador traseiro SRAM NX, cassete 11-42 – suficiente para o tipo de utilização – e um pedaleiro robusto em alumínio com um prato de 40 dentes. Tratando-se de uma ebike, as transmissões têm necessariamente de ser robustas para aguentar o torque máximo a que estão sujeitas e no caso do grupo NX, faz todo o sentido, embora durante o teste tenhamos notado alguma desafinação. Nada que não tenhamos resolvido na hora. Possui uma guia de corrente e um protetor minimalista, mas de boa qualidade e com um design moderno que evita sujarmos as calças.
As rodas, embora pesadas, são robustas e têm cubos com rolamentos selados, para a máxima durabilidade e eficiência. As extremidades levam eixos passantes (15x110 à frente e 12x148 mm atrás). Uma má notícia para os larápios, pois dificilmente conseguirão retirar estas rodas, exceto se tiverem a chave sextavada apropriada. Além disso, também o espigão de selim requer uma chave allen, o que demonstra a preocupação da marca na segurança. Falta ainda mencionar os fantásticos pneus Ground Control da própria Specialized na medida 29x2.35. São literalmente “à prova de bala” e aderem ao terreno como lapas, quer seja em ambiente urbano, quer seja na serra. Não há buraco ou obstáculo que meta medo a estes pneus e só os guarda-lamas fornecidos de origem limitam um pouco o uso desta bicicleta. Apesar de serem uma mais-valia, sobretudo no Inverno e na Primavera, estes guarda-lamas, sobretudo o frontal, têm um design muito baixo, perto do solo, o que na cidade não se nota, mas em BTT impede-nos de enveredar por trilhos mais técnicos com raízes, pedras, degraus ou pequenos saltos.
Tudo na bicicleta convida a abusar um pouco mais – pois é uma bicicleta muito estável e eficiente -, mas os guarda-lamas são o nosso “travão mental”, fazendo-nos lembrar que esta bicicleta não é a mais indicada para trilhos agressivos. Nesse aspeto, há outros modelos da coleção Tero mais apropriados, sem este acessório. Por falar em guarda-lamas, esta é uma versão especial da própria marca norte-americana que é altamente resistente e na parte inferior, mais próxima do solo, é mais maleável, para não partir em caso de embate em algum obstáculo. Temos de somar os prós e contras deste guarda-lamas e assumimos que de facto as vantagens são maiores do que as desvantagens. Além disso, a cablagem das luzes percorre o seu interior, pelo que não aconselhamos desmontar sem a supervisão de uma loja da marca.
Por falar em luzes, à frente inclui uma Lezyne específica para eBikes, com 210 lumens, com potência e capacidade suficiente para iluminar uma via ou um trilho. Atrás, possui uma das melhores luzes traseiras com que já nos deparámos nos últimos tempos: trata-se da Spanninga Commuter Glow, com um débito potente e visível, embora não tenha sensor de velocidade (a nova geração da Tero X já tem este pormenor).
Inclui também um prático e eficiente descanso, que mantém a bicicleta estável, mesmo com algum peso no porta-carga. O porta carga (ou rack) tem um interface MIK HD, que permite bloquear a bagagem (evitando que seja roubada). Também possibilita colocar alforges lateralmente e de modo bastante seguro. Uns pedais de plataforma e uma campainha também fazem parte do pack.
MOTOR EFICIENTE E PERSONALIZÁVEL
Este modelo vem equipado com um motor Specialized Full Power 2.0, com 70 Nm de torque e 250 W de potência nominal (470 W de potência máxima). A bateria é bastante generosa: 710 Wh. Tem 3 modos de assistência (Eco, Trail e Turbo), além de Walk Assist e um controlo minimalista localizado no lado esquerdo do guiador, de fácil acesso. Junto ao avanço, numa zona de fácil contato visual, está o display Mastermind (regulável em altura), o qual nos dá todas as informações genéricas acerca das nossas voltas, além da autonomia da bateria, potência, velocidade, quilometragem, etc. Há um menu fantástico no Mastemind que nos diz se estamos a pedalar eficazmente ou se temos de alterar algo, de modo a aumentar a autonomia ou melhor a potência.
Também podemos aceder ao Micro Tune, o que nos permite aumentar a assistência com incrementos de 10%. No entanto, do nosso ponto de vista, é na aplicação Mission Control que encontramos o “Santo Graal” em termos de personalização do motor. Para além de podermos customizar ao nosso gosto a percentagem de potência de cada modo, podemos gerir a autonomia, temos acesso a múltiplas informações acerca das nossas voltas, sabemos se está alguma manutenção agendada e qual o estado de todo o sistema ou se é necessário fazer alguma atualização. Tudo muito intuitivo e eficiente, com emparelhamento encriptado. Podemos retirar a bateria para a carregar noutro lado ou fazer o carregamento diretamente através de uma porta de entrada lateral. Para retirar a bateria – sai por baixo do tubo diagonal - é necessário usar uma chave, ou seja, mais uma má notícia para os amigos do alheio! E com a Mission Control podemos bloquear o sistema clicando no telemóvel, fazendo com que seja quase impossível alguém roubar a bicicleta enquanto tomamos um café, ativando um alarme.
Como nota adicional, é possível emparelhar outros gadgets (radares Garmin, por exemplo) com a Tero, dado que tem compatibilidade Bluetooth e Ant+.
COMPORTAMENTO
O motor é muito suave, sem transições bruscas nos modos de assistência e devido ao elevado peso da bicicleta, os modos Trail e Turbo foram os mais usados durante o nosso teste. A duração da bateria em cada modo depende de muitos fatores, por isso, o mais indicado é dar uma estimativa. Pode ir dos 50 km aos 140, dependo da gestão dos modos, da carga, da altimetria, etc. Em termos globais, é uma bicicleta que se comporta como peixe na água em ambiente urbano, proporcionando muita confiança, segurança e com os atributos necessários (em termos de motor, travagem, periféricos, posição de condução e conforto) para estar à altura dos desafios urbanos, quaisquer que eles sejam.
Como possui porta-cargas, é a bicicleta ideal para, por exemplo, percorrer ecovias, o Caminho de Fátima ou o Caminho de Santiago, desde que se faça uma gestão da carga e das zonas onde é possível fazer carregamentos intercalados. Também podemos acoplar reboques de crianças, dado que as elétricas são perfeitas para este tipo de utilização. E, claro, podemos – e devemos – usá-la em trilhos com pouca exigência técnica pois tem argumentos mais do que suficientes para te deixar um sorriso de orelha a orelha numa manhã inteira a pedalar.
Não temos dúvidas de que é uma das bicicletas elétricas deste segmento mais polivalentes e uma das escolhas mais acertadas se procuras o “canivete suíço” das ebikes.
OS NOSSOS DETALHES FAVORITOS:
- Inclui um rack traseiro que permite transportar bolsas e alforges, além de uma cadeira para criança. Além disso, tanto a luz traseira como a dianteira são LED de elevada qualidade e visibilidade.
- O ecrã Mastermind permite visualizar todas as informações, como autonomia, velocidade, bem como inúmeros dados adicionais e é emparelhável com a aplicação gratuita Mission Control.
- A suspensão RockShox é específica para eBikes, com um tunning otimizado e permite dissipar eficazmente as vibrações do terreno. Além disso, é bloqueável manualmente.
- O espigão de selim telescópico é ativado através de um comando localizado no lado esquerdo do guiador. Nesta zona também está o comando de controlo da assistência do motor Specialized.
- O motor Specialized Full Power 2.2 está alojado numa posição semi-horizontal, bem protegido dos impactos das pedras.
O melhor: Potência, suavidade, conforto, posição de condução e polivalência.
A melhorar: Guarda-lamas dianteiro podia ser ligeiramente mais curto.
SMART CONTROL
A tecnologia está tão avançada que podemos solicitar ao sistema que ajuste automaticamente a quantidade de assistência elétrica dependendo de necessidades específicas, tudo através do modo Smart Control. Na prática, através desta app instalada no nosso telemóvel, conseguimos definir metas específicas (quer seja a duração de uma determinada volta, a distância ou a frequência cardíaca). Depois de ativado e emparelhado com a bicicleta, o sistema faz os ajustes sem termos de fazer mais nada, fruto dos sensores da bicicleta e do calculador de autonomia integrado. Além disso, na app Mission Control, conseguimos fazer um diagnóstico do motor, modificar os modos de assistência, solicitar uma reparação, visualizar com mapas as voltas que fizemos, bloquear o motor, etc.
FICHA TÉCNICA
- Quadro: Alumínio E5
- Motor: Specialized 2.0
- Bateria: Specialized U2, 710 Wh
- Display: Mastermind TCD
- Comando: remoto com bluetooth
- Suspensão: RockShox Recon Silver TK, 110 mm
- Cranques: Praxis, em alumínio, 40 dentes
- Desviador: SRAM NX
- Manete de mudanças: SRAM NX
- Cassete: SRAM PG-1130 (11-42)
- Corrente: KMC, 11 vel.
- Travões: SRAM Guide T, 4 pistões, discos de 180 e 200 mm
- Direção: Tapered 1-1/ 8" a 1-1/ 2"
- Avanço: Specialized Stealth
- Guiador: Specialized Trail alumínio, 750 mm
- Punhos: Specialized BG Contour
- Selim: Rivo Sport
- Espigão de selim: TranzX hidráulico, 120 mm
- Rodas: Stout XC 29”
- Pneus: Ground Control 29x2.35
- Peso: 26,8 kg (tamanho L)
- Tamanhos: S, M, L e XL
- Cores: preto ou vermelho
- Preço: 4.050€
- +INFO: www.specialized.com