Estás farto de ser surpreendido por veículos que se aproximam de ti enquanto andas de bicicleta? Passámos as últimas semanas a testar o novo radar com luz traseira Trek Carback, um aparelho que desempenha duas funções: segurança ativa e passiva. Ou seja, como tem um sistema de iluminação incorporado, com luz diurna e noturna, alerta os restantes veículos da nossa presença na estrada. É aquilo a que chamamos segurança ativa. Por outro lado, como nos alerta da aproximação de veículos na nossa retaguarda e lateral - ou seja, segurança passiva -, permite-nos corrigir a trajetória em segundos, possibilitando, na teoria, evitar acidentes.
A potente luz da Carback baseia-se na conhecida Bontrager Flare que já testámos anteriormente e que é das luzes traseiras que usamos mais frequentemente, a qual pode ser vista até 2 km. Tem quatro modos - noturno estático, noturno flash, diurno estático e diurno flash. A duração ronda as 7 horas e os lúmens vão dos 5 aos 90.
O aparelho tem um único botão, situado na parte superior, que liga/desliga e permite escolher os modos de iluminação.
O radar é bastante intuitivo, basta emparelhar com o nosso GPS ou smartphone (neste caso temos de usar a aplicação da Trek) e a partir daí não temos de fazer mais nada. Basta começar a pedalar e o Carback alerta-nos, através de um som e de uma barra lateral no GPS ou smartphone da aproximação de veículos a partir de 240 metros.
Através da aplicação podemos configurar o modo de iluminação ou o tipo de aviso que recebemos (em estradas muito movimentadas pode ser recomendado retirar o aviso sonoro pois torna-se incomodativo).
O Carback é mais pequeno em termos de altura do que outros radares que já testámos, mas é mais volumoso (grosso). O radar está localizado abaixo da luz vermelha e reconhece não só a aproximação de veículos na retaguarda, mas também numa área diagonal. Isto permite que outros ciclistas que circulem na nossa roda não interfiram com o raio de ação do radar, além de que o aparelho reconhece o volume e a velocidade de aproximação dos veículos, distinguindo-os dos velocípedes.
Dependendo do aparelho (GPS ou smartphone, obviamente), quando se aproximam veículos aparece uma barra lateral com circulos (consoante o número de automóveis ou motociclos) que vão subindo na barra à medida que se aproximam cada vez mais de nós e nos ultrapassam. Na barra é possível acompanhar a sua evolução e qual a distância entre cada veículo. Além disso, permite saber se o veículo vai à mesma velocidade que nós ou se está a acelerar (a cor da barra muda consoante essa velocidade)
Quanto ao carregamento, possui uma entrada USB do tipo C e para sabermos quanta carga temos disponível, basta olharmos lateralmente (possui uma fileira com quatro pontos de luz verde) ou podemos consultar essa informação no ciclocomputador. A Carback é à prova de água e tem garantia incondicional durante 30 dias. Portanto, se por algum motivo não ficares satisfeito com o produto podes devolvê-lo.
O sistema de fixação é universal, ou seja, tanto é compatível com espigões redondos como com modelos mais aerodinâmicos e existe ainda a possibilidade de - caso tenhas um selim da marca - o prenderes diretamente ao suporte Blendr, sem a necessidade do fixador em borracha.
No cômputo geral e tendo em conta a concorrência, este radar da Trek tem vantagens: tem um raio de ação maior (240 metros é uma distância bastante boa, permitindo-nos agir, se for necessário), as informações mostradas no smartphone e em alguns GPS são mais precisas e didáticas (por exemplo, reconhece a velocidade a que se aproximam os veículos a alerta-nos para agirmos em conformidade) e é mais compacto do que outros, o que em quadros com espigões mais finos faz toda a diferença.
FICHA TÉCNICA
Preço: 199,99 €
Peso: 86 g (abraçadeira 14 g)
Dimensões: 70 x 50 x 31 mm
Opções: Suporte Blendr
Inclui: Manual de instruções, fixação para o espigão de selim e cabo USB-C
Distribuidor: Trek Bicycle, info@trekbikes.com
Site: www.trekbikes.com