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Testámos os pneus Veloflex Corsa Evo TLR 28

Procuras uns pneus com uma baixa resistência ao rolamento, confortáveis e que tenham uma aderência muito acima da média? Estes Veloflex, fabricados à mão em Itália, são uma das melhores opções à venda no mercado.

Carlos Pinto

2 minutos

Testámos os pneus Veloflex Corsa Evo TLR 28

Embora seja uma marca pouco conhecida em Portugal no ciclismo amador, todas as equipas profissionais nacionais e internacionais a conhecem. A Veloflex produz pneus em Itália à mão desde 1981 e há inclusive equipas que usam estes pneus mas, por motivos contratuais com outras marcas, apagam os logotipos para não haver problemas. Porquê? Porque a aderência destes pneus é muito superior à média.

 

A marca sempre foi conhecida pelos seus pneus tubulares, mas também produz pneus clinchers (para câmara de ar) e, mais recentemente, pneus Tubeless Ready. Qualquer bom pneu tubeless ready com líquido selante de boa qualidade fica quase impossível de furar. E dizemos "quase" porque existem, obviamente, excepções. Cortes e furos mais largos (dependendo da largura) têm de ser remediados de outra forma, com uma câmara de ar, por exemplo. 

Em todo o caso, mais de 80% dos furos tradicionais que os ciclistas sofrem pura e simplesmente deixam de ter consequências. O líquido selante veda o furo - sem sequer notarmos - e continuamos a seguir viagem sem parar. 

 

E se ainda não confias no sistema tubeless, deixamos três aspetos que este sistema proporciona para além, claro, da autoreparação dos furos: leveza, conforto e baixa resistência ao rolamento. 

Quanto a estes Corsa Evo TLR, estão disponíveis em três medidas - 25, 28 e 32 mm - e têm uma cobertura suave de 320 TPI (fios por polegada). O composto é novo (borracha natural com sílica) e proporciona, como referimos, muita aderência, a qual é audível quando pedalamos. É tão fiável que podemos abusar em curvas a alta velocidade.

Para além disso, é um pneu muito rápido e essa baixa resistência ao rolamento deve-se ao composto Corespun, ao tipo de construção e à ausência de saliências para evacuação de água. Embora as laterais incluam um apoio em Zylon (uma fibra modular) e o pneu tenha uma membrana Air Lock que minimiza a perda de ar, a verdade é que nas rodas em que montámos estes pneus (as Bontrager RSL) tivemos de ajustar a pressão praticamente de dois em dois dias. 

 

As tolerâncias das rodas e dos pneus diferem e por vezes o "casamento" entre estes dois componentes não ocorre como o esperado, embora sejam perfeitamente compatíveis. Tirando esse facto, de perder ar, não tivemos furos durante os meses que testámos estas rodas e gostámos do seu comportamento geral. 

Cada pneu pesa 260 gramas (pesámos na nossa balança), ou seja, menos do que o valor referido pela marca (265g). Como curiosidade, a marca recomenda colocar uma pressão entre 4 e 6 bar (ou seja, entre 60 e 85 psi) e ao aplicarmos 5 bars considerámos ser o melhor compromisso entre conforto, aderência e performance.

 

Estes Veloflex têm proteção contra furos RKB e proteção lateral SPS. Por todas estas características, são uns pneus ideais para competição ou para treino. 

Não são baratos, mas a sua borracha dura muito tempo, são resistentes aos cortes e aos furos e como têm uma aderência muito acima da média, são indicados para praticamente todo o ano, excepto para tempo chuvoso. 

FICHA TÉCNICA:

  • Medidas: 25, 28 e 32 mm
  • Peso: 260g (na medida 28)
  • Preço: 68,89 euros
  • Distribuidor: COMET (www.cometbikeparts.com)

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